Marilia Mendes Ferreira


Resumo

Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Linguística Aplicada por The Penn State University (2005) e pós-doutorado pela Universidade de Bath (Reino Unido) (2013). Obteve sua livre docência em 2015 com a tese A promoção do letramento acadêmico em inglês por meio do ensino desenvolvimental: contribuições da teoria histórico-cultural. Seus interesses de pesquisa envolvem a) aspectos do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras sob uma perspectiva vygotskiana, comumente chamada de teoria histórico-cultural ou teoria histórico cultural e da atividade (em inglês chamada de Cultural-Historical Activity Theory), b) ensino desenvolvimental (Davydov,1988; Hedegaard, 2002) para o ensino da escrita em diversos contextos institucionais. Meu grupo de pesquisa A perspectiva sócio-histórico cultural e da atividade e o ensino-aprendizagem de língua estrangeira (LEVYG), registrado no CNPq, pesquisa os temas acima e atualmente tenho especial interesse em formação de professores de inglês para fins acadêmicos e plágio. Dentro desse grupo de pesquisa criamos o LLAC -Laboratório de Letramento Acadêmico da USP. Este laboratório, baseado em princípios vygotskianos, constitui um espaço onde a relação dialética entre teoria e prática sobre o letramento acadêmico se concretiza e onde o ensino e aprendizagem do letramento acadêmico em português como L1, inglês e francês como L2 são promovidos.

Linhas de pesquisa

  • letramento acadêmico
  • ensino-aprendizagem de língua estrangeira sob a ótica sócio-cultural

Livros publicados

  • FERREIRA, M. M. ; STELLA, V. R. Redação Acadêmica: múltiplos olhares para o ensino da escrita acadêmica em português e línguas estrangeiras. São Paulo: Humanitas, 2018. 302p.

Artigos completos publicados em periódicos

  • LUNN, M. S. D. ; FERREIRA, MARÍLIA MENDES Brazilian Graduate Students? Perceptions of Their Challenges with Academic Writing in English. Boà11Faziçi University Journal of Education, v. 36, p. 53 - 75, 2019.
  • O pensar teórico e empírico em um curso de escrita acadêmica em inglês: por uma relação de agência do indivíduo com a língua. Obutchénie: revista de didática e psicologia pedagógica, v. 2, p. 464 - 488, 2018.
  • FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; PERSIKE, ALISSA As concepções brasileira e anglófona de plágio: um estudo preliminar. SIGNOTICA (UFG), v. 30, p. 149 - 181, 2018.
  • FERREIRA, M. M.;FERREIRA, MARÍLIA MENDES ; LOUSADA, E. G. AÇÕES DO LABORATÓRIO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: PROMOVENDO A ESCRITA ACADÊMICA NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO. Ilha do Desterro, v. 69, p. 125 - 140, 2016.
  • O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E SEUS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA ESCRITA ACADÊMICA EM INGLÊS. Fórum Linguistico (Online), v. 13, p. 1632 - 1653, 2016.

Capítulos publicados

  • Uma proposta pedagógica pluriteórica para o ensino de escrita acadêmica em inglês para publicação. Redação Acadêmica: múltiplos olhares para o ensino da escrita acadêmica em português e línguas estrangeiras, v. , p. 221 - 243, 2018.
  • Introdução. Redação Acadêmica: múltiplos olhares para o ensino da escrita acadêmica em português e línguas estrangeiras, v. , p. 15 - 30, 2018.
  • Perspectivas de estudo sobre letramento acadêmico em inglês e influências no Brasil. Gêneros e Letramentos em múltiplas esferas de atividade, v. , p. 171 - 193, 2016.
  • Challenges for Brazilian post/graduate students writingin the academy: insights for future pedagogical interventions. Research literacies and writing pedagogies for masters and doctoral writers, v. , p. 93 - 110, 2015.
  • Apresentação. Ensino-aprendizagem de línguas e a teoria sócio-histórico-cultural e da atividade, v. , p. 7 - 17, 2015.

Orientandos Ativos

Número USP Nome orientando Área Nível de Programa
8790038 Daniela Cleusa de Jesus Carvalho Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Doutorado Direto
11097830 Flávio Augusto dos Santos Pinto Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
7530345 José Belem de Oliveira Neto Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
8659653 Julia Soares Muto Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
10595107 Layanne Marques Coutinho Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado
1591833 Malyina Kazue Ono Leal Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Doutorado Direto
10998635 Oluwatosin Mariam Junaid Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês Mestrado

Orientandos Concluídos

Número USP Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
3320121 Carlos Eduardo de Araujo Placido Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Doutorado 06-05-2019
6586266 Luciana Lorandi Honorato de Ornellas Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Doutorado 09-12-2019
5983462 Jamille Pinheiro Dias Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Doutorado 11-11-2016
8415571 Ana Paula Loures dos Santos Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 09-15-2016
5157460 Rodrigo Moura Lima de Aragão Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 03-19-2012
5157460 Rodrigo Moura Lima de Aragão Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 07-24-2017
638804 Cíntia Lima de Oliveira Santos Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 03-16-2012
4925019 Lilian de Melo Fernandes Martinelli Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 03-13-2014
2132064 Marina Santhiago Dantas Lunn Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 02-21-2018
6834280 Guilherme Adami Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 05-22-2017
2808474 José Augusto Rezende de Souza Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 08-08-2013
2931893 Carla Cruz D'Elia Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 03-12-2014
10204865 Gabriella Sieiro Pavesi Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 05-08-2020
5983462 Jamille Pinheiro Dias Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana Mestrado 03-15-2011