Eliane Gouvêa Lousada
Resumo
Possui mestrado (1998) e doutorado (2006) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa ALTER-CNPq (Analise de Linguagem, Trabalho e suas Relações), e ALTER-AGE-CNPq. Atualmente é professora-doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, na Universidade de São Paulo. Foi professora da University of Guelph, Canadá, no departamento de Etudes Françaises, onde atuou na graduação e no mestrado (Masters) em Estudos Franceses (French Studies). Nesse contexto, ministrou a discilpina de pós-graduação em Didática do Francês como Língua Segunda/Estrangeira e orientou alunos de MA. Tem experiência nas áreas de desenvolvimento e formação de professores, análise de material didático baseado na noção de gênero textual e análise de textos e discursos produzidos em situação de trabalho educacional, com publicações científicas nessas áreas. Além disso, é coautora de livros didáticos em inglês e francês como língua estrangeira e português como língua materna. Suas pesquisas apoiam-se nos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo, nas teorias de análise dos textos e discursos, na ergonomia da atividade e na clínica da atividade. As questões abordadas em suas pesquisas estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna e estrangeira (francês e inglês), à análise e elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual, ao desenvolvimento de professores dentro de uma visão coerente com as ciências do trabalho e à análise dos textos/discursos produzidos em situação de trabalho educacional. .
Linhas de pesquisa
- Formação contínua de professores / Formação de novos professores
- Formação de novos professores
- Estudos Linguísticos e Didáticos
- Linguagem e trabalho
Livros publicados
- GUIMARAES, A. M. M. ; CARNIN, A. ; LOUSADA, E. G. O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara: Letraria, 2020. 410p.
- NASCIMENTO, E. L. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; LOUSADA, E. G. Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafiios. Campinas: Pontes, 2019. 374p.
- LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S.M. Gêneros textuais no ensino e na aprendizagem das línguas: dos estudos teóricos às práticas didáticas. Curitiba: Appris, 2018. 305p.
- CUNHA, J. C. ; LOUSADA, E. G. ; CHARDENET, Patrick État des apprentissages et pratiques professionnelles du français au Brésil Estado das aprendizagens e práticas profissionais do francês no Brasil. Araraquara: Letraria, 2018. 146p.
- LOUSADA, E. G. ; BUENO, Luzia ; GUIMARAES, A. M. As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Campinas: Mercado de Letras, 2017. 208p.
- BEVILACQUA, S. ; BILBAUW, S. ; LOUSADA, E. G. ; MASELLO, L. ; TORRES, V. Francophonie et langue française en Amérique du Sud: problématiques de recherche et d'enseignement. Bogotá: Ediciones Uniandes, 2016. 222p.
- LOUSADA, E. G. ; BUENO, Luzia ; ROJO, R. ; ARANHA, S. ; FERREIRA, A. A. G. D. ; TARDELLI, Lília Santos Abreu Diálogos brasileiros no estudo de gêneros textuais/discursivos. Araraquara: Letraria, 2016. 1253p.
- CUNHA, J. C. ; LOUSADA, E. G. Pluralidade linguístico-cultural em universidades sul-americanas. Campinas: Pontes, 2016. 265p.
Artigos completos publicados em periódicos
- ROCHA, S.M. ; LOUSADA, E. G. A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor. TEXTURA - ULBRA, v. 22, p. 216 - 249, 2020.
- Genres de textes en circulation dans la sphère du travail d?enseignement et dans la formation professionnelle de l?enseignant. Revista da ANPOLL, v. 51, p. 232 - 247, 2020.
- LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; FERREIRA, ANISE DE ABREU GONÇALVES D?ORANGE ; BARRICELLI, ERMELINDA MARIA ; CAMPOS, MARIA INÊS BATISTA Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores. LINHA D'AGUA, v. 33, p. 1 - 17, 2020.
- LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S.M. Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira. CALIDOSCÓPIO (UNISINOS), v. 18, p. 328 - 350, 2020.
- LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; DIAS, A. P. S. O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência. Revista Linha D´Água, v. 33, p. 161 - 188, 2020.
- LOUSADA, ELIANE GOUVEA ; FAZION, FLAVIA O papel do comentário escrito no método da instrução ao sósia e seu uso na formação de professores. SCRIPTA, v. 23, p. 109 - 123, 2019.
- CAWS, CATHERINE ; LOUSADA, ELIANE ; MARRA, ARTHUR Étayage en ligne et développement de la conscience métacognitiveDeveloping metacognitive strategies through online interactions and scaffolding. Alsic, v. 22, p. 1 - 25, 2019.
- RIBEIRO, POLLYANNE BICALHO ; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras. Revista Entrepalavras, v. 8, p. 40 - 62, 2018.
- DIAS, A. P. S. ; LOUSADA, E. G. O trabalho com os gêneros textuais acadêmicos em sala de aula: desenvolvimento e transferência de capacidades de linguagem. Diálogo das Letras, v. 7, p. 10 - 25, 2018.
- FAZION, F. ; LOUSADA, E. G. Des documents d?orientation aux activités pratiques : la conception d?un manuel public par des enseignants de FLE. NRSC- Nouvelle Revue Synergies Canada, v. 11, p. 1 - 9, 2018.
- LOUSADA, E. G. ; DEZUTTER, O. ; ZAVAGLIA, Adriana Se former à la rédaction de la note de lecture en contexte universitaire. SCRIPTA, v. 21, p. 65 - , 2017.
- Intervenção, pesquisa e formação: ações para a aprendizagem do trabalho docente e para o desenvolvimento de professores. Horizontes, v. 35, p. 94 - , 2017.
- LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; MENEZES, MARCOS DA COSTA O trabalho do professor de francês como língua estrangeira: um estudo sobre as relações entre as prescrições e o que dizem os professores sobre seu trabalho. REVISTA ENTRELÍNGUAS, v. 3, p. 35 - 56, 2017.
- OLIVEIRA, A. M. ; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA A correção orientada em francês como língua estrangeira: um instrumento para desenvolver a capacidade de autocorreção e a produção escrita dos alunos. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 21, p. 641 - 664, 2017.
- LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; TONELLI, JACI BRASIL ; BARIONI, MARIANA CASEMIRO Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO), v. 33, p. 697 - 727, 2017.
- SANTOS, T. J. F. ; LOUSADA, E. G. O desenvolvimento do pesquisador por meio da linguagem. NONADA, v. 1, p. 57 - 76, 2017.
- SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. Transformar a experiência vivida: uma análise sobre as verbalizações dos professores na entrevista de autoconfrontação. NONADA, v. 1, p. 135 - 155, 2017.
- LOUSADA, E. G. ; SANTOS, T. J. F. ; BARIONI, M. C. O Gênero ?Resenha Acadêmica? no Ensino de Francês a Alunos Universitários. Gláuks online, v. 16, p. 131 - , 2017.
- FERREIRA, M. M. ; LOUSADA, E. G. Ações do laboratório de letramento acadêmico da universidade de são paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, v. 69, p. 125 - 140, 2016.
- FAZION, FLAVIA ; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA A entrevista em autoconfrontação como motor para o desenvolvimento: diálogo de uma professora com sua prática. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 32, p. 215 - 236, 2016.
Capítulos publicados
- Apprentissage du métier d?enseignant : les verbalisations sur l?activité de travail comme outil de formation. Comprendre/Transformer, v. 1, p. 143 - 170, 2020.
- O papel das vozes enunciativas nas verbalizações de professores iniciantes sobre seu trabalho: reflexões sobre tomada de consciência e desenvolvimento. O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento, v. 1, p. 93 - 116, 2020.
- A formação de futuros professores-pesquisadores: o letramento acadêmico em foco em experiências didáticas com os gêneros resenha e artigo científico. Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina, v. 1, p. 207 - 238, 2019.
- Do curso presencial à educação a distância: as contribuições da engenharia didática para uma nova SD de artigo científico. Sequências didáticas na escola e na universidade : planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais, v. 1, p. 50 - , 2019.
- A escrita acadêmica em foco: a engenharia didática e os obstáculos dos alunos em uma SD de artigo científico. Sequências didáticas na escola e na universidade : planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais, v. 1, p. 20 - , 2019.
Orientandos Ativos
Número USP | Nome orientando | Área | Nível de Programa |
8787375 | Aline Hitomi Sumiya | Estudos Linguísticos | Doutorado |
9940732 | Débora Barbosa da Silva | Estudos Lingüísticos, Literários e Tradutológicos em Francês | Mestrado |
5675812 | Emily Caroline da Silva | Estudos Linguísticos | Doutorado |
6218507 | Jaci Brasil Tonelli | Estudos Linguísticos | Doutorado |
12338580 | Jocilene Santana Prado | Estudos Linguísticos | Doutorado Direto |
9182880 | Lara Neves Soares | Estudos Lingüísticos, Literários e Tradutológicos em Francês | Doutorado Direto |
11407327 | Maycon Cesar Pereira Wernz | Estudos Linguísticos | Mestrado |
5419660 | Suélen Maria Rocha | Estudos Linguísticos | Doutorado |
Orientandos Concluídos
Número USP | Nome orientando | Área | Nível de Programa | Data de defesa |
7410900 | Flavia Fazion | Língua e Literatura Francesa | Doutorado Direto | 10-18-2016 |
3713605 | Simone Maria Dantas Longhi | Língua e Literatura Francesa | Doutorado | 09-19-2017 |
6470013 | Thiago Jorge Ferreira Santos | Língua e Literatura Francesa | Doutorado | 05-29-2020 |
6218507 | Jaci Brasil Tonelli | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 12-06-2016 |
6469911 | Mariana Casemiro Barioni | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 09-20-2016 |
6469400 | Hyanna Carollyne Dias de Medeiros | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 04-04-2017 |
5675812 | Emily Caroline da Silva | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 02-26-2015 |
9166374 | Naiara Alves Duarte | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 10-10-2017 |
8024616 | Lucas Otavio Araujo de Sousa | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 05-28-2020 |
7679532 | Fernanda Soares | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 04-14-2016 |
5216312 | Lucius Flavius de Mello | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 12-02-2013 |
5416761 | Marcos da Costa Menezes | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 09-15-2015 |
3117371 | Mariane Damasceno | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 04-24-2020 |
6518589 | Ana Paula Silva Dias | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 12-06-2016 |
3713605 | Simone Maria Dantas Longhi | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 05-03-2013 |
4176720 | Daniel Douek | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 08-01-2012 |
3712347 | Tieza Tissi Barbosa | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 11-08-2012 |
5159006 | Bruna Macedo de Oliveira | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 09-30-2013 |
8830310 | Gabriela Pereira dos Santos | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 09-18-2017 |
6470013 | Thiago Jorge Ferreira Santos | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 02-25-2016 |
4923017 | Priscila Aguiar Melão | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 04-25-2014 |
5419660 | Suélen Maria Rocha | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 05-06-2014 |
5414550 | Evelise Mateos Nicoletti Sanches | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 05-06-2020 |
5729179 | Clésio Agostinho Geraldo | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 03-25-2010 |
8787375 | Aline Hitomi Sumiya | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 12-12-2016 |
7616437 | Arthur Marra de Oliveira | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 09-28-2018 |
3112380 | Renata Añez de Oliveira | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 04-29-2014 |
5408188 | Luiza Guimarães Santos | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 08-14-2012 |
6468563 | Cássia Regina Marconi Marcançoli | Língua e Literatura Francesa | Mestrado | 04-26-2017 |