Eliane Gouvêa Lousada


Resumo

Possui mestrado (1998) e doutorado (2006) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa ALTER-CNPq (Analise de Linguagem, Trabalho e suas Relações), e ALTER-AGE-CNPq. Atualmente é professora-doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, na Universidade de São Paulo. Foi professora da University of Guelph, Canadá, no departamento de Etudes Françaises, onde atuou na graduação e no mestrado (Masters) em Estudos Franceses (French Studies). Nesse contexto, ministrou a discilpina de pós-graduação em Didática do Francês como Língua Segunda/Estrangeira e orientou alunos de MA. Tem experiência nas áreas de desenvolvimento e formação de professores, análise de material didático baseado na noção de gênero textual e análise de textos e discursos produzidos em situação de trabalho educacional, com publicações científicas nessas áreas. Além disso, é coautora de livros didáticos em inglês e francês como língua estrangeira e português como língua materna. Suas pesquisas apoiam-se nos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo, nas teorias de análise dos textos e discursos, na ergonomia da atividade e na clínica da atividade. As questões abordadas em suas pesquisas estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna e estrangeira (francês e inglês), à análise e elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual, ao desenvolvimento de professores dentro de uma visão coerente com as ciências do trabalho e à análise dos textos/discursos produzidos em situação de trabalho educacional. 


.

Linhas de pesquisa

  • Formação contínua de professores / Formação de novos professores
  • Formação de novos professores
  • Estudos Linguísticos e Didáticos
  • Linguagem e trabalho

Livros publicados

  • MATIAS, R. B. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; LOUSADA, E. G. Géneros textuales/discursivos y tecnologias digitales. Cordoba: Universidade de Cordoba, 2020. 191p.
  • MATIAS, R. B. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; LOUSADA, E. G. Géneros textuales/discursivos y los medios. Cordoba: Universidade de Cordoba, 2020. 104p.
  • MATIAS, R. B. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; LOUSADA, E. G. Géneros textuales/discursivos académicos. Cordoba: Universidade de Cordoba, 2020. 276p.
  • MATIAS, R. B. ; Cristovão, V. L. ; LOUSADA, E. G. Géneros textuales/discursivos: actividades profesionales y formación docente. Cordoba: Universidade de Cordoba, 2020. 188p.
  • MATIAS, R. B. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; LOUSADA, E. G. Géneros textuales/discursivos y enseñanza/aprendizaje de lenguas en multiples contextos. Cordoba: Facultad de Lenguas - Universidad Nacional de Córdoba, 2020. 222p.
  • GUIMARAES, A. M. M. ; CARNIN, A. ; LOUSADA, E. G. O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara: Letraria, 2020. 410p.
  • NASCIMENTO, E. L. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; LOUSADA, E. G. Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafiios. Campinas: Pontes, 2019. 374p.
  • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S.M. Gêneros textuais no ensino e na aprendizagem das línguas: dos estudos teóricos às práticas didáticas. Curitiba: Appris, 2018. 305p.
  • CUNHA, J. C. ; LOUSADA, E. G. ; CHARDENET, Patrick État des apprentissages et pratiques professionnelles du français au Brésil Estado das aprendizagens e práticas profissionais do francês no Brasil. Araraquara: Letraria, 2018. 146p.
  • LOUSADA, E. G. ; BUENO, Luzia ; GUIMARAES, A. M. As unidades semióticas em ação: estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Campinas: Mercado de Letras, 2017. 208p.
  • BEVILACQUA, S. ; BILBAUW, S. ; LOUSADA, E. G. ; MASELLO, L. ; TORRES, V. Francophonie et langue française en Amérique du Sud: problématiques de recherche et d'enseignement. Bogotá: Ediciones Uniandes, 2016. 222p.
  • LOUSADA, E. G. ; BUENO, Luzia ; ROJO, R. ; ARANHA, S. ; FERREIRA, A. A. G. D. ; TARDELLI, Lília Santos Abreu Diálogos brasileiros no estudo de gêneros textuais/discursivos. Araraquara: Letraria, 2016. 1253p.
  • CUNHA, J. C. ; LOUSADA, E. G. Pluralidade linguístico-cultural em universidades sul-americanas. Campinas: Pontes, 2016. 265p.

Artigos completos publicados em periódicos

  • Estudar os processos de desenvolvimento: contribuições para a formação de professores. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 18, p. 126 - 160, 2020.
  • ROCHA, S.M. ; LOUSADA, E. G. A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor. TEXTURA - ULBRA, v. 22, p. 216 - 249, 2020.
  • Genres de textes en circulation dans la sphère du travail d?enseignement et dans la formation professionnelle de l?enseignant. Revista da ANPOLL, v. 51, p. 232 - 247, 2020.
  • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; FERREIRA, ANISE DE ABREU GONÇALVES D?ORANGE ; BARRICELLI, ERMELINDA MARIA ; CAMPOS, MARIA INÊS BATISTA Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores. LINHA D'AGUA, v. 33, p. 1 - 17, 2020.
  • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S.M. Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira. CALIDOSCÓPIO (UNISINOS), v. 18, p. 328 - 350, 2020.
  • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; DIAS, A. P. S. O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência. Revista Linha D´Água, v. 33, p. 161 - 188, 2020.
  • LOUSADA, ELIANE GOUVEA ; FAZION, FLAVIA O papel do comentário escrito no método da instrução ao sósia e seu uso na formação de professores. SCRIPTA, v. 23, p. 109 - 123, 2019.
  • CAWS, CATHERINE ; LOUSADA, ELIANE ; MARRA, ARTHUR Étayage en ligne et développement de la conscience métacognitiveDeveloping metacognitive strategies through online interactions and scaffolding. Alsic, v. 22, p. 1 - 25, 2019.
  • RIBEIRO, POLLYANNE BICALHO ; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras. Revista Entrepalavras, v. 8, p. 40 - 62, 2018.
  • DIAS, A. P. S. ; LOUSADA, E. G. O trabalho com os gêneros textuais acadêmicos em sala de aula: desenvolvimento e transferência de capacidades de linguagem. Diálogo das Letras, v. 7, p. 10 - 25, 2018.
  • FAZION, F. ; LOUSADA, E. G. Des documents d?orientation aux activités pratiques : la conception d?un manuel public par des enseignants de FLE. NRSC- Nouvelle Revue Synergies Canada, v. 11, p. 1 - 9, 2018.
  • LOUSADA, E. G. ; DEZUTTER, O. ; ZAVAGLIA, Adriana Se former à la rédaction de la note de lecture en contexte universitaire. SCRIPTA, v. 21, p. 65 - , 2017.
  • Intervenção, pesquisa e formação: ações para a aprendizagem do trabalho docente e para o desenvolvimento de professores. Horizontes, v. 35, p. 94 - , 2017.
  • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; MENEZES, MARCOS DA COSTA O trabalho do professor de francês como língua estrangeira: um estudo sobre as relações entre as prescrições e o que dizem os professores sobre seu trabalho. REVISTA ENTRELÍNGUAS, v. 3, p. 35 - 56, 2017.
  • OLIVEIRA, A. M. ; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA A correção orientada em francês como língua estrangeira: um instrumento para desenvolver a capacidade de autocorreção e a produção escrita dos alunos. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 21, p. 641 - 664, 2017.
  • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; TONELLI, JACI BRASIL ; BARIONI, MARIANA CASEMIRO Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO), v. 33, p. 697 - 727, 2017.
  • SANTOS, T. J. F. ; LOUSADA, E. G. O desenvolvimento do pesquisador por meio da linguagem. NONADA, v. 1, p. 57 - 76, 2017.
  • SILVA, E. C. ; LOUSADA, E. G. Transformar a experiência vivida: uma análise sobre as verbalizações dos professores na entrevista de autoconfrontação. NONADA, v. 1, p. 135 - 155, 2017.
  • LOUSADA, E. G. ; SANTOS, T. J. F. ; BARIONI, M. C. O Gênero ?Resenha Acadêmica? no Ensino de Francês a Alunos Universitários. Gláuks online, v. 16, p. 131 - , 2017.
  • FERREIRA, M. M. ; LOUSADA, E. G. Ações do laboratório de letramento acadêmico da universidade de são paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, v. 69, p. 125 - 140, 2016.
  • FAZION, FLAVIA ; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA A entrevista em autoconfrontação como motor para o desenvolvimento: diálogo de uma professora com sua prática. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 32, p. 215 - 236, 2016.

Capítulos publicados

  • O trabalho com gêneros multimodais para o desenvolvimento de capacidades de linguagem em francês como língua estrangeira: uma proposta didática. Géneros textuales/discursivos, prácticas de lenguaje y voces del sur en diálogo, v. 3, p. 175 - 191, 2020.
  • A referenciação e a aprendizagem epistêmica no desenvolvimento do pesquisador. A referenciação e a aprendizagem epistêmica no desenvolvimento do pesquisador, v. 3, p. 161 - 174, 2020.
  • Apprentissage du métier d?enseignant : les verbalisations sur l?activité de travail comme outil de formation. Comprendre/Transformer, v. 1, p. 143 - 170, 2020.
  • O papel das vozes enunciativas nas verbalizações de professores iniciantes sobre seu trabalho: reflexões sobre tomada de consciência e desenvolvimento. O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento, v. 1, p. 93 - 116, 2020.
  • A formação de futuros professores-pesquisadores: o letramento acadêmico em foco em experiências didáticas com os gêneros resenha e artigo científico. Escrita na universidade: panoramas e desafios na América Latina, v. 1, p. 207 - 238, 2019.

Orientandos Ativos

Número USP Nome orientando Área Nível de Programa
8787375 Aline Hitomi Sumiya Estudos Linguísticos Doutorado
9940732 Débora Barbosa da Silva Estudos Lingüísticos, Literários e Tradutológicos em Francês Mestrado
5675812 Emily Caroline da Silva Estudos Linguísticos Doutorado
6218507 Jaci Brasil Tonelli Estudos Linguísticos Doutorado
12338580 Jocilene Santana Prado Estudos Linguísticos Doutorado Direto
4870238 Juliana Camargo Mariano Estudos Linguísticos Doutorado
8787333 Juliana de Oliveira Gimenez Estudos Linguísticos Mestrado
9182880 Lara Neves Soares Estudos Lingüísticos, Literários e Tradutológicos em Francês Doutorado Direto
11407327 Maycon Cesar Pereira Wernz Estudos Linguísticos Mestrado
5419660 Suélen Maria Rocha Estudos Linguísticos Doutorado

Orientandos Concluídos

Número USP Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
7410900 Flavia Fazion Língua e Literatura Francesa Doutorado Direto 10-18-2016
3713605 Simone Maria Dantas Longhi Língua e Literatura Francesa Doutorado 09-19-2017
6470013 Thiago Jorge Ferreira Santos Língua e Literatura Francesa Doutorado 05-29-2020
6218507 Jaci Brasil Tonelli Língua e Literatura Francesa Mestrado 12-06-2016
6469911 Mariana Casemiro Barioni Língua e Literatura Francesa Mestrado 09-20-2016
6469400 Hyanna Carollyne Dias de Medeiros Língua e Literatura Francesa Mestrado 04-04-2017
5675812 Emily Caroline da Silva Língua e Literatura Francesa Mestrado 02-26-2015
9166374 Naiara Alves Duarte Língua e Literatura Francesa Mestrado 10-10-2017
8024616 Lucas Otavio Araujo de Sousa Língua e Literatura Francesa Mestrado 05-28-2020
7679532 Fernanda Soares Língua e Literatura Francesa Mestrado 04-14-2016
5216312 Lucius Flavius de Mello Língua e Literatura Francesa Mestrado 12-02-2013
5416761 Marcos da Costa Menezes Língua e Literatura Francesa Mestrado 09-15-2015
3117371 Mariane Damasceno Língua e Literatura Francesa Mestrado 04-24-2020
6518589 Ana Paula Silva Dias Língua e Literatura Francesa Mestrado 12-06-2016
3713605 Simone Maria Dantas Longhi Língua e Literatura Francesa Mestrado 05-03-2013
4176720 Daniel Douek Língua e Literatura Francesa Mestrado 08-01-2012
3712347 Tieza Tissi Barbosa Língua e Literatura Francesa Mestrado 11-08-2012
5159006 Bruna Macedo de Oliveira Língua e Literatura Francesa Mestrado 09-30-2013
8830310 Gabriela Pereira dos Santos Língua e Literatura Francesa Mestrado 09-18-2017
6470013 Thiago Jorge Ferreira Santos Língua e Literatura Francesa Mestrado 02-25-2016
4923017 Priscila Aguiar Melão Língua e Literatura Francesa Mestrado 04-25-2014
5419660 Suélen Maria Rocha Língua e Literatura Francesa Mestrado 05-06-2014
5414550 Evelise Mateos Nicoletti Sanches Língua e Literatura Francesa Mestrado 05-06-2020
5729179 Clésio Agostinho Geraldo Língua e Literatura Francesa Mestrado 03-25-2010
8787375 Aline Hitomi Sumiya Língua e Literatura Francesa Mestrado 12-12-2016
7616437 Arthur Marra de Oliveira Língua e Literatura Francesa Mestrado 09-28-2018
3112380 Renata Añez de Oliveira Língua e Literatura Francesa Mestrado 04-29-2014
5408188 Luiza Guimarães Santos Língua e Literatura Francesa Mestrado 08-14-2012
6468563 Cássia Regina Marconi Marcançoli Língua e Literatura Francesa Mestrado 04-26-2017