Ana Rosa Ferreira Dias


Resumo

possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora do quadro de carreira, categoria titular, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e professora efetiva, doutora, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo popular, redação de vestibular, discurso da violência, humor e criticidade.

Linhas de pesquisa

  • Texto e Discurso na Modalidade Oral e Escrita

Artigos completos publicados em periódicos

  • PORTO, L. M. D. C. ; DIAS, A. R. F. A construção de sentidos e evidência de atos e estados de violência no caso do meme #homensrisque. VERBUM - Cadernos de Pós Graduação, v. 6, p. 70 - 87, 2017.

Capítulos publicados

  • Conversação privada em lugares públicos. Comunicação na fala e na escrita, v. 13, p. 133 - 149, 2013.
  • Discurso e violência contra a mulher no contexto midiático: a representação metafórica de Dilma Rousseff no jornal Folha de S. Paulo. Comunicação Política e Econômica - Dimensões Cognitivas e Discursivas, v. 01, p. 369 - 381, 2013.
  • Leitura crítica do humor no jornal. Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita, leitura, v. , p. 205 - 214, 2011.
  • A Análise da Conversação no Grupo de Trabalho Linguística do Texto e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Lertras e Linguística. Linguística de texto e análise da conversaçã - panorama das pesquisas no Brasil, v. 1, p. 09 - 428, 2010.
  • Mídia e interação: estratégias de envolvimento do leitor na construção do discurso da notícia. Oralidade em diferentes discursos, v. , p. 111 - 127, 2006.