Jose da Silva Simões


Resumo

Possui graduação em Língua Portuguesa e Língua e Literatura Alemã pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP (1987), iniciou o curso superior de graduação em Letras (Português-Inglês-Alemão) - Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP-Assis (1982), tendo feito mestrado em Língua Alemã pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP (1997) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP (2007) com estágio de doutorado em Romanística - Eberhard-Karls-Universität Tübingen (2006). Tem um pós-doutoramento no Institut für Dolmetschen und Übersentzen da Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg/Alemanha (2013). Desde 2008 é professor doutor da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) no curso de bacharelado e licenciatura de Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Alemã e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Alemão como Língua estrangeira, Aquisição/Aprendizagem/Ensino de Alemão como Língua Estrangeira, Diacronia da Língua Portuguesa, Linguística Textual e Linguística de Corpus.

Linhas de pesquisa

  • Formação de Corpora do Português Paulista
  • Aquisição de alemão como língua estrangeira: aprendizagem e ensino
  • Estudos contrastivos português/alemão: classes de palavras; textos e história
  • Aquisição de alemão como língua estrangeira: aprendizagem e ensino
  • O ensino de alemão no Brasil: passado, presente e futuro

Livros publicados

  • História do Português Paulista, Série Estudos, Vol. V. São Paulo: Editora Humanitas, 2019. 382p.

Artigos completos publicados em periódicos

  • SIMÕES, José da Silva ; KEWITZ, Verena O corpus histórico do português paulista: características e potencialidades. REVISTA DA ABRALIN, v. 16(3), p. 225 - 243, 2017.

Capítulos publicados

  • Perfil das escolas: fins do XIX e início do XX. Para a História do Português Brasileiro. Vozes, veredas, voragens., v. VII, p. 601 - 630, 2009.
  • A gramaticalização das orações de gerúndio no português brasileiro do século XVIII ao século XX. História do Português Brasileiro, v. V, p. 222 - 283, 2019.
  • Características e potencialidades dos corpora do português paulista. História do Português Brasileiro, v. II, p. 244 - 292, 2019.
  • O corpus do Projeto Para a História do Português Brasileiro: a constituição de corpora históricos baseada em critérios de tradições discursivas. História do Português Brasileiro, v. 1, p. 206 - 243, 2019.
  • A formação inicial de professores de alemão e a investigação de processos cognitivos da aquisição, da aprendizagem e do ensino de Alemão como Língua Estrangeira na Universidade de São Paulo. A formação inicial de professores de alemão e a investigação de processos cognitivos da aquisição, da aprendizagem e do ensino de Alemão como Língua Estrangeira na Universidade de São Paulo, v. , p. 243 - 274, 2015.

Orientandos Ativos

Número USP Nome orientando Área Nível de Programa
11923403 Maria Zimmermann da Silva Martins Língua e Literatura Alemã Mestrado
6835597 Telma de Macedo Melo Língua e Literatura Alemã Doutorado

Orientandos Concluídos

Número USP Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
5676848 Bianca Ferrari Língua e Literatura Alemã Doutorado 06-20-2017
2852168 André Luiz Ming Garcia Língua e Literatura Alemã Doutorado 06-19-2019
7306261 Max Clark de Castro Cunha Língua e Literatura Alemã Mestrado 06-21-2013
5676848 Bianca Ferrari Língua e Literatura Alemã Mestrado 12-06-2012
2852168 André Luiz Ming Garcia Língua e Literatura Alemã Mestrado 09-15-2014
7027812 Nora Paula Marie Gröninger Língua e Literatura Alemã Mestrado 04-03-2013
8791690 Jaqueline Garcia Ferreira Língua e Literatura Alemã Mestrado 12-01-2016
6835597 Telma de Macedo Melo Língua e Literatura Alemã Mestrado 02-27-2019
9057705 Carla Letícia Ten Kathen Língua e Literatura Alemã Mestrado 11-18-2016
8697315 Miriam de Castro Dutra Carvalho Língua e Literatura Alemã Mestrado 04-19-2016