Eduardo Holderle Peruzzo


Resumo

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2018), onde trabalhou acerca da trajetória intelectual e produção historiográfica de Jaime Cortesão. Integrou os projetos: ?Os Governadores da Fronteira: Colônia do Sacramento e Rio Grande de São Pedro (1680 - 1808)? na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008-10) e ?Documentos da Escravidão?, no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (2010). Realizou estágios de pesquisa no exterior (BEPE-Fapesp) junto à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2014, 2016-17) e Centro de História da Universidade de Lisboa (2016-17). Atualmente, é Professor Contratado III (MS-3) do Departamento de História, professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em História Social e pesquisador da Cátedra Jaime Cortesão (desde 2013), todos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui interesse nas áreas de História Moderna, História Ibérica, Teoria e Metodologia da História, Historiografia e História Intelectual.

Linhas de pesquisa

  • Estudos Historiográficos Ibero-Americanos
  • NICIAÇÃO CIENTÍFICA. Projeto: Os Governadores da Fronteira: Colônia do Sacramento e Rio Grande de São Pedro (1680-1808).

Capítulos publicados

  • «Por mares nunca dantes navegados...» O Mediterrâneo de Braudel e a orientação atlântica de Jaime Cortesão: um estudo das relações entre Geografia e História na primeira metade do século XX. Saberes geográficos e Geografia institucional: Relações luso-brasileiras no século XX, v. , p. 79 - 91, 2019.

Orientandos Ativos

Número USP Nome orientando Área Nível de Programa
11531091 Fábio Chilles Xavier História Social Doutorado