Sarah Fernandes Lino de Azevedo


Resumo

Possui graduação (2007) e mestrado (2011) em História pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), e doutorado em História Social (2017) pela USP (Universidade de São Paulo), com estágio na Universidade de St Andrews (Escócia). É membro/pesquisadora vinculada ao LEIR-MA-USP (Laboratório de Estudos sobre o Império Romano e Mediterrâneo Antigo da USP / www.leir.fflch.usp.br). No momento atua como professora temporária de História Antiga do Departamento de História da USP, e realiza pós-doutorado nesse mesmo Departamento. É vice-coordenadora do LEIR-MA-USP, e coordenadora do 'Messalinas - Grupo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade na Antiguidade'. É especialista na área da História Antiga, com ênfase nos seguintes temas: História das Mulheres e Relações de Gênero na Antiguidade; Violência contra as mulheres em Roma; Crimes sexuais na República Romana; Adultério em Roma; Lei e Sociedade em Roma; As mulheres no Direito Romano; Patriarcado romano; Principado romano; Dinastia Júlio-Cláudia; Historiografia latina; Tácito; Tito Lívio; Mulheres na historiografia latina; Mulheres na política romana.

Artigos completos publicados em periódicos

  • A ética da monogamia e o espírito do feminicídio: marxismo, patriarcado e adultério na Roma Antiga e no Brasil Atual. HISTÓRIA (SÃO PAULO), v. 38, p. 1 - 19, 2019.
  • The rhetorical construction of female characters and the imperial image of Nero in Tacitus' Annals. Neronia Electronica, v. 4, p. 30 - , 2016.

Capítulos publicados

  • História das Mulheres e Estudos de Gênero sobre a Antiguidade: Historiografia e Pesquisas. Fronteiras Mediterrânicas: Estudos em comemoração dos dez anos do LEIR-MA-USP, v. , p. 271 - 304, 2019.
  • Sexualidade e política à época de Augusto: considerações acerca da 'lei Júlia sobre adultério'. Caesar Augustus: entre práticas e representações, v. , p. 239 - 256, 2014.
  • Tácito e a Historia Magistra Vitae: um historiador do Império?. As formas do Império Romano, v. , p. 99 - 105, 2014.
  • Interações pessoais e valores morais em Tácito: um estudo de algumas personagens femininas. Mulheres na Antiguidade: novas perspectivas e abordagens, v. 1, p. 123 - 137, 2012.