Os 90 anos da FFLCH serão celebrados durante o ano de 2024

Comissão da Faculdade lançará centro de memória, livros, podcast, sites e diversas atividades durante 2024 e nos anos seguintes

Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria
Galeria de Imagens

Em 2024, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) completa 90 anos, juntamente com a Universidade de São Paulo. Suas histórias se misturam profundamente, desde a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), destinada à formação de pesquisadores em diversas áreas do conhecimento e abrangendo as áreas de ciências exatas, humanas e biológicas, até a sua configuração atual como o maior centro de produção intelectual em ciências humanas do Brasil e da América Latina.

Desde o início de 2023, a Comissão dos 90 anos da FFLCH vem produzindo diversas atividades que serão desenvolvidas e lançadas durante 2024 e nos anos seguintes. A iniciativa partiu da diretoria da FFLCH, com os professores Paulo Martins e Ana Paula Megiani, respectivamente diretor e vice-diretora. 

O grupo preparatório da Comissão é composto pelos professores Ana Paula Megiani, João Paulo Pimenta, ambos do Departamento de História; Tales Mançano, aluno de Ciências Sociais; Abílio Tavares e Fátima Morashashi, ambos funcionários da Assessoria de Projetos Especiais da FFLCH.

A professora Megiani falou da importância do projeto para a Faculdade: "Além de pesquisar, reunir e organizar fontes relativas à história da FFLCH ao longo de nove décadas, o projeto tem também o objetivo de mostrar para a sua comunidade e para a sociedade a vivência de estudantes, servidores e docentes que atualmente contribuem para a potência e a vitalidade da Faculdade. Pretendemos ainda dar os passos iniciais na construção de um Centro de Memória que será local de preservação e conhecimento da trajetória de nossa querida FFLCH".

Uma das primeiras ações da Comissão foi o logotipo dos 90 anos da FFLCH, que teve apoio da Assistência Acadêmica da Faculdade, coordenada pela funcionária Marie Márcia Pedroso, e foi desenvolvido por Susan Thiery, bolsista do Departamento de Filosofia.

.

Outra ação central da Comissão foi o desenvolvimento e discussão de ideias para a criação de um Centro de Memória, que terá caráter permanente na preservação da história da FFLCH. 

De maio a setembro de 2023 foi contratada uma equipe de bolsistas do Programa Unificado de Bolsas (PUB) e estagiários, que desenvolveram os primeiros levantamentos da Comissão durante o ano. Eles relataram a experiência com o projeto dos 90 anos, que pode ser conferida clicando aqui.

Primeiros resultados

Com o apoio inestimável da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP (ABCD), a equipe do projeto conseguiu concluir, já no fim de 2023, a digitalização de 18 volumes históricos da Faculdade, com cerca de mais de 5 mil páginas, relativos a Anuários e Guias da antiga FFCL, de 1934 a 1966, pertencentes ao acervo do CAPH, material que, em breve, poderá ser disponibilizado para consultas on-line.

No dia 17 de novembro de 2023, a Comissão dos 90 anos da FFLCH, em evento no Salão Nobre da FFLCH, apresentou as primeiras ideias e trabalhos desenvolvidos com o grupo de estagiários e bolsistas.

Abílio Tavares apresentou uma breve história da Faculdade, desde 1934, quando utilizava instalações emprestadas da Faculdade de Medicina, Escola Politécnica e outras unidades, passando por diversas locações ao longo de sua história até a transferência definitiva para a Cidade Universitária, em 1969.

Entre os projetos estabelecidos pela Comissão estão a promoção de livros e publicações que contam a história da FFLCH.

As redes sociais dos 90 anos contarão com informes sobre o projeto, além da divulgação de eventos e produções sobre a história e memória da Faculdade por meio de textos, vídeos e imagens. 

Também será lançado um podcast comemorativo dedicado à história da Faculdade, apresentando marcas cronológicas, pessoas, áreas e cursos.

Já o site do projeto será permanente e dedicado à Memória da FFLCH, apresentando a galeria dos professores eméritos e fundadores da Faculdade, um repositório digital de bibliografia e outros documentos, além de depoimentos de professores e funcionários. 

Estiveram presentes os professores Paulo Martins e Ana Paula Megiani, representando a direção da Faculdade; professor Everaldo de Oliveira Andrade, diretor do Centro de Apoio à Pesquisa em História (CAPH); Elisabeth Penha Martinez, secretária do CAPH; Mariê Márcia, Assistente Acadêmica; Frederico Favoretto, Assistente Administrativo; Valdeni Faleiro, Assistente Financeiro; Normando Perez, Assistente de Informática; Adriana Cybele, diretora da Biblioteca Florestan Fernandes; Maria da Luz, chefe do Serviço de Expediente; Paulo Andrade, Eliana Bento e Renan Braz, respectivamente chefe e funcionários do Serviço de Comunicação Social; Maria Helena Gonçalves, chefe do Serviço de Editoração e Distribuição; além da equipe da Comissão dos 90 anos da FFLCH, composta pelos funcionários Abílio Tavares e Fátima Morashashi; e os bolsistas e estagiários Ana Paula Loberto, Eric Rinaldi, Manuela Bergamin, Natalia Alves dos Reis e Thamires Badu.

Durante 2024, o Serviço de Comunicação Social divulgará as ações da Comissão dos 90 anos FFLCH em ação conjunta nos canais de divulgação da Faculdade.