II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação: circuitos de produção e consumo

Início do evento
Final do evento
Início da inscrição
Final da inscrição
E-mail
lehdausp@gmail.com
Docente responsável pelo evento
Henrique Soares Carneiro
Local do evento
Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História) - Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Auditório Nicolau Sevcenko
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2019, das 9h às 18h, o II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação: circuitos de produção e consumo vai reunir no Auditório Nicolau Sevcenko do Departamento de História da FFLCH-USP, em São Paulo, professores, estudantes e todos os interessados em discutir pesquisas sobre a temática da alimentação – em especial, aquelas voltadas para a área da História.

Depois de uma primeira edição no ano passado, o simpósio terá, em 2019, uma versão ampliada, com a presença de conferencistas estrangeiros (como o antropólogo espanhol Jesús Contreras, o historiador francês Bruno Laurioux e a historiadora americana Shirley Wajda) e uma programação aberta à apresentação de trabalhos de pesquisadores graduados e estudantes de pós-graduação nas áreas de História, Sociologia, Antropologia, Letras e ciências afins.

Norteado pela interdisciplinaridade, o simpósio terá dois eixos temáticos principais, que serão tratados em suas inerentes interconexões: o sistema mundial e histórico de produção de alimentos (“circuitos de produção”); e a cultura material em suas relações com a vida social e cotidiana (“circuitos de consumo”).

O simpósio é uma iniciativa do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação (LEHDA-USP), do portal de divulgação acadêmica Comida na Cabeça e do Museu Paulista, com o apoio do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (LabMundi-USP) e do restaurante Mocotó.

Imagem