Livro aborda autoria e imaginário na obra de António Lobo Antunes

Com organização Maria Zilda da Cunha, publicação reúne textos de pesquisadores nacionais e internacionais sobre a literatura contemporânea do escritor português

Por
Paulo Andrade e Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Autoria e Imaginário

Dia 9 de março será lançado o livro "Autoria e Imaginário: os mundos e a lógica ficcional de António Lobo Antunes" (Ed. Teoria das Fadas, 2023). A organização é de Maria Zilda da Cunha, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH; Sérgio Paulo Guimarães de Sousa, professor de Literatura Portuguesa na Universidade do Minho, em Portugal; Maria Auxiliadora Fontana Baseio, professora na Universidade Santo Amaro e na Faculdade Rudolf Steiner; e Euclides Lins de Oliveira Neto, doutor em Letras pela FFLCH, com enfoque em literatura para crianças e jovens.

A publicação reúne textos de pesquisadores nacionais e internacionais, em diferentes pontos de vista, que discutem autoria e imaginário, temáticas caras, sobretudo aos estudos de literatura em contexto contemporâneo. 

Em perspectiva comparatista e interdisciplinar, a obra está organizada em duas partes. A primeira - “Autoria e Imaginário” – pauta-se na compreensão de que há um imbricamento dos conceitos por ser a literatura uma prática simbólica, tendo a autoria como um lugar a se ocupar nesse discurso ficcional, assinalando o fenômeno da metaficção. 

A segunda circunscreve a discussão à produção literária do autor português António Lobo Antunes, um nome reverenciado na atual literatura europeia, portador de uma escrita inventariada por recursos estilísticos disruptivos, com um tecido estético pontuado pela hibridização de gêneros e de artes que se orquestram em enlaces profundos e singulares. 

A poética romanesca de Lobo Antunes faz reverberar um imaginário povoado de vozes insondáveis capazes de configurar uma nova composição do fenômeno polifônico que desnuda a estrutura narrativa, colocando em xeque os conceitos de autor, de leitor e de autoria. 

Os textos que se apresentam neste volume buscam contribuir para enriquecer pesquisas e discussões em torno de questões que movimentam a crítica literária contemporânea ao se debruçar sobre o fenômeno estético.

O evento de lançamento será dia 9 de março, das 15 às 17 horas, na Zagodoni Café com Leitura, na Rua Oscar Freire, 2284, Pinheiros, São Paulo. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Com informações da professora Maria Zilda da Cunha