Livro analisa a cozinha caipira no contexto da alimentação brasileira do século 20

Trabalho de Viviane Soares é resultado da análise de Cozinha caipira: Cozinha Tradicional Paulista, da folclorista Jamile Japur, lançado em 1963
Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

.

Foi publicado recentemente o livro Cozinha caipira, cozinha esquecida: a biografia de um livro de receitas e a invenção da culinária tradicional paulista (Editora Alameda, 280 páginas) de Viviane Soares Aguiar, pesquisadora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A autora apresenta um livro pouco conhecido (“esquecido”) sobre a chamada cozinha caipira: Cozinha Tradicional Paulista, lançado em 1963.


Fruto de sua dissertação de mestrado, Viviane faz um estudo do livro de Jamile Japur, proporcionando ao leitor uma “biografia” da obra a partir da perspectiva dos estudos de cultura material, mas vai muito além, apresentando um amplo estudo da alimentação paulista (e brasileira) durante o século 20. Utilizando uma variedade de fontes, a autora analisa o próprio conceito de cozinha caipira em suas várias dimensões, inserindo no panorama das discussões sobre cozinha brasileira na primeira metade do século 20, tratando de temas como Movimento Regionalista e Modernismo.


Também aborda o folclorismo (no qual encontramos Jamile Japur) e estabelece uma comparação com outros livros de cozinha regional, em especial o caso mineiro. Viviane consegue demonstrar o processo de construção das identidades regionais a partir das cozinhas, servindo como referência de estudos do campo da alimentação. 


A autora
Viviane Soares Aguiar é mestre e doutoranda em História Social pela FFLCH. Integra o grupo de pesquisa Espaço Doméstico, Corpo e Materialidades (GEMA), coordenado pela professora Vânia Carneiro de Carvalho, no Museu Paulista da USP. É membro-fundadora do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação (LEHDA), junto ao qual participou da organização do “II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação” e coordenou, por dois anos, o Conselho Editorial da revista acadêmica Ingesta. Estudou museologia no Instituto de Arte da Sotheby's, em Londres, e se graduou em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), tendo trabalhado como repórter e editora na Editora Abril e como preparadora de texto na Editora Senac São Paulo.


O livro poderá ser adquirido no site da Editora Alameda


Com informações da Editora Alameda