Pepetela | Conversa com o Autor

Início do evento
Final do evento
E-mail
cea@usp.br
Docente responsável pelo evento
Professora Rita Chaves (DLCV)
Local do evento
Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Sala 14
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Sim
Descrição

PEPETELA, premiado escritor de Angola, participa do “Áfricas em Trânsito”, na FFLCH-USP, quando falará sobre sua obra, publicada ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Na FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo) haverá mesa de debates com o autor, seguida de sessão de autógrafos de seus livros: O quase fim do mundo e O cão e os caluandas.

O quase fim do mundo inicia-se em Calpe, cidade fictícia em algum ponto da África, entre as regiões Central e Austral, onde um grupo de pessoas sobrevive a um evento apocalíptico de origem desconhecida. O médico Simba Ukolo, ao voltar para casa após um dia de trabalho, presencia um clarão que ilumina todo o céu. Toda a vida, ou quase toda, desaparece da face da Terra. A narrativa futurista é cativante, com personagens complexas e com a África como o lugar simbólico do renascer da humanidade.

Em O cão e os caluandas (originalmente O cão e os calús), o narrador acompanha os caminhos de um cão que, sucessivamente, é adotado por pessoas diferentes. A partir desse olhar do narrador, em que são reveladas as histórias das famílias que adotam o animal, o leitor passa a ter contato com o cenário histórico e político de Angola.

A vinda de Pepetela integra as programações do " VI Colóquio Internacional Áfricas, Literatura e Contemporaneidade Memória, imaginário e narrativa: trânsitos", organizado pelo Centro de Estudos Africanos e Editora Kapulana, e também do "XIX Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa - Interdiscursividade", organizado pelo PPG-ECLLP-DLCV/FFLCH/USP, com apoio do CELP.

ps: o evento é público, aberto e gratuito a todos os interessados em literaturas africanas de língua portuguesa, sem necessidade de inscrição prévia. Entretanto, só haverá emissão de certificados válidos para as ATPA aos inscritos nos eventos:
1. https://africasemtransito.wixsite.com/coloquio
2. http://celp.fflch.usp.br/XIXEECLLP

Imagem