Registro de literaturas orais: as problemáticas da textualização

Início do evento
Final do evento
E-mail
dlcv@usp.br
Docente responsável pelo evento
Profa. Dra. Luise Marion Frenkel
Local do evento
Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária - São Paulo-SP
Auditório / Sala / Outro local
Sala 232
O evento será gratuito ou pago?
Evento gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Sim
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

Explorando o artigo de Jonathan L. Ready de 2015 sobre a “Textualização da Épica Homérica por meio de Ditado”, serão apresentados e discutidos numerosos casos modernos e contemporâneos de textualização de tradições orais, bem como a tese do autor, que questiona a autoria da obra resultante, haja vista os paradoxos que “oralidade primária” e “literaturas orais” encerram.
Trata-se da segunda reunião do Grupo de Leitura “Triangulações de tradições orais no Mediterrâneo e Atlântico” que visa desenvolver critérios que apontem elementos africanos e clássicos na literatura oral em português brasileiro intermediados pela literatura africana dentro do Projeto de Pesquisa “Presença clássica nas literaturas orais brasileiras e a recepção das tradições orais africanas em português brasileiro”. Nos encontros serão abordados estudos recentes sobre tradições orais gregas, latinas e a migração de narrativas. Contamos com a participação de toda/os interessada/os em refletir sobre a componente clássica das oralidades romances subalternas e a recepção das tradições gregas e romanas nas oralidade africanas subsarianas. Também estão previstos encontros em 25/10, 08/11, 25/11. Venha!

Imagem
Cartaz do segundo encontro, às 15:00 de 11/10/2019, às 13 horas, sobre READY (2015),  disponível em https://doi:10.1353/apa.2015.0005. Imagem de guslar de Albert B. Lord (https://mpc.chs.harvard.edu/gallery/lord_album.html).
Cartaz com as datas dos encontros e e-mail de contato do Grupo de Leitura.