Os Avanços na Pesquisa Arqueológica | Estudos Clássicos em Dia

A professora Maria Cristina Kormikiari, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, traça uma breve história da arqueologia e fala sobre o uso da tecnologia na pesquisas modernas
Por
Redação
Data de Publicação

 



A professora Maria Cristina Kormikiari, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), fala sobre a história da arqueologia, os vestígios históricos que contribuem para o desenvolvimento desta ciência e sobre como a tecnologia auxilia nas pesquisas recentes.

Maria Cristina Kormikiari graduou-se em História (1989) e ingressou como docente em 2008. Tornou-se mestre em 1995 com a dissertação “Moedas púnicas em coleções brasileiras: iconografia e circulação” e defendeu seu doutorado em 2001 com a tese “Norte da África autóctone do século III ao I a.C.: as imagens monetárias reais berberes”. Atua lecionando e pesquisando nas áreas de arqueologia espacial e numismática, formas e organização do contato cultural e arqueologia espacial.

Sugestão de Leitura:

- Larsen, C.S. 2002. Skeletons in our closet : revealing our past through bioarcharcheology . Princeton: Princeton University Press, 2002.

- Agarwal , S.C.; Glencross, B.A. Social Bioarchaeology. London: Wiley-Blackwell, 2011.

- Carandini, A. - Arqueologia y cultura material. Barcelona: Ed. Mitre, 1984.

- Trigger, B. G. História do Pensamento Arqueológico São Paulo: Odysseus, 2011.

- Funari, p. P. Arqueologia. São Paulo: Ed. Contexto, 2003.