Comédia Grega Antiga: Aristófanes | Estudos Clássicos em Dia

A professora Adriane Duarte, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, fala sobre as principais comédias de Aristófanes e analisa alguns dos temas abordados em suas obras
Por
Redação
Data de Publicação

 

A professora Adriane Duarte, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, fala sobre as principais comédias de Aristófanes e analisa alguns dos temas abordados em suas obras.

Adriane da Silva Duarte graduou-se em Ciências Sociais (1987) pela Universidade de São Paulo e ingressou como docente em 1990. Tornou-se mestre, em 1993, com a dissertação "Palavras Aladas: As Aves de Aristófanes”, e doutora, em 1998, com a tese "O Dono da Voz e a Voz do Dono: A Parábase na Comédia de Aristófanes”, pela mesma instituição.

Atua lecionando e pesquisando nas áreas de literatura grega com ênfase em tradução, comédia e prosa de ficção.

Sugestão de Leitura:

- Biles, Z. Aristophanes and the poetics of competition. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

- Dover, K. Aristophanic Comedy. Berkeley, University of California Press, 1972.

- Duarte, A. S. O dono da voz e a voz do dono. A parábase na comédia de Aristófanes. São Paulo: Humanitas/FFLCH, com auxílio Fapesp, 2000.

- Pompeu, A. M. C.. Dioniso matuto: uma abordagem antropológica do cômico na tradução de Acarnenses de Aristófanes para o cearensês. Curitiba: Appris, 2014.

- Slater, N. W. Spectator Politics: Metatheatre and Performance in Aristophanes. Philadelphia, 2002.