Civilização Fenícia | Estudos Clássicos em Dia

A professora Maria Cristina Kormikiari, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, fala sobre a civilização fenícia, suas principais características e suas contribuições para a sociedade contemporânea
Por
Redação
Data de Publicação

 

 

A professora Maria Cristina Kormikiari, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), fala sobre a civilização fenícia, suas principais características e suas contribuições para a sociedade contemporânea.

Maria Cristina Kormikiari graduou-se em História (1989) e ingressou como docente em 2008. Tornou-se mestre em 1995 com a dissertação “Moedas púnicas em coleções brasileiras: iconografia e circulação” e defendeu seu doutorado em 2001 com a tese “Norte da África autóctone do século III ao I a.C.: as imagens monetárias reais berberes”.

Atua lecionando e pesquisando nas áreas de arqueologia espacial e numismática, formas e organização do contato cultural e arqueologia espacial.

Sugestão de Leitura:

- Edição especial da Revista Hélade - Dossiê Fenícios (prestes a sair) acesso: https://periodicos.uff.br/helade/index

- The Oxford Handbook of the Phoenician and Punic Mediterranean, Carolina López-Ruiz e Brian R. Doak (eds). Oxford: Oxford University Press, 2019.

- Aubet. M. E. The Phoenicians and the West: Politics, Colonies and Trade. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. (original em espanhol)