EXTENSÃO SOLIDÁRIA FFLCH

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 

 

logo

 

 

Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde declarou a doença Covid-19 como uma pandemia e que afeta o mundo de diversas maneiras até hoje, lamentavelmente causando perdas de muitas vidas, e que afetará ainda por um tempo.

Dessa forma, este mesmo mundo teve que enfrentar muitas situações que, em tempos mais recentes, jamais tiveram que ser enfrentadas na escala global e na intensidade que surgem.

Essas situações incluem alterações em várias esferas da vida humana no planeta, desde as relações comerciais internacionais até em nosso convívio familiar.

No Brasil, isso não foi diferente. Mudamos nossos modos de viver no trabalho, nos estudos, nas relações e convívio sociais.

Sim, este convívio social permanece, uma vez que, mesmo antes da pandemia, além das relações presenciais cotidianas, nosso contato por meio virtual já existia por meio de redes sociais, blogs, aplicativos de mensagens, etc.

Certamente há um esforço de reinvenção por causa do isolamento social, tanto nessas relações de amizade, amorosas, laborais, de aprendizado, etc., como também internamente.   Pouquíssimas pessoas no mundo estavam preparadas ou acostumadas a viver mais em casa e sem muitos contatos presenciais com outras pessoas.

Temos que nos conhecer mais e encontrar novos jeitos de viver… O viver, que é precioso, permanece! Novas formas de vivermos, mesmo com tudo que mudou, exigem nosso enfrentamento e nossa criatividade, tanto sentimental quanto intelectual e, porque não dizer, espiritual, para quem acredita em outras “dimensões”.

Porém, justamente pelo ineditismo que essa situação carrega, nem sempre conseguimos encontrar, sozinh@s, as melhores soluções para os problemas que enfrentamos nesse novo cotidiano.

Conjuntamente com todos os outros canais de comunicação que a FFLCH tem para tratar dos assuntos acadêmicos, administrativos, de graduação, de pós-graduação, de pesquisa, de informática e outros, também temos a iniciativa “Extensão Solidária”, criada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH (https://www.fflch.usp.br/2206).

A Extensão Solidária é um canal para buscarmos, juntos, as soluções de quaisquer problemas de vulnerabilidade que estudantes, funcionári@s e docentes estejam enfrentando e que foram agravados pela pandemia.

Por favor, não tenha acanhamento ou vergonha, use o e-mail solidariedadefflch@usp.br e manteremos um diálogo, de maneira sigilosa, para a resolução de dificuldades presentes em qualquer área… Esforços realizados juntos são mais bem-sucedidos do que realizados individualmente!!!

 

 


FFLCH cria Extensão Solidária, um canal de acolhimento sobre a pandemia da Covid-19

A iniciativa é da Comissão de Cultura e Extensão Universitária e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária 

 

Nesta quinta-feira, dia 7 de maio, durante a 1ª sessão extraordinária realizada neste ano do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), foi aprovado o texto que cria a Extensão Solidária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 

A Extensão Solidária funcionará como um canal de comunicação para estudar e auxiliar os casos de vulnerabilidade do corpo discente, técnico-administrativo e docente durante o período emergencial de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Serão atendidas somente as questões que não sejam diretamente relacionadas à graduação, pós-graduação, pesquisa e atividades dos discentes e de trabalho dos docentes e funcionários. O e-mail de atendimento já está funcionando: solidariedadefflch@usp.br

A iniciativa é da Comissão de Cultura e Extensão Universitária e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária através. "Fico muito feliz que poderemos ajudar de mais alguma forma mais gente", comenta o presidente da Comissão, o professor do Departamento de Geografia Yuri Tavares Rocha. 

Confira, abaixo, a íntegra sobre a iniciativa.

 

EXTENSÃO SOLIDÁRIA

Neste momento pelo qual o mundo passa, a pandemia tem propiciado uma variedade de situações que estamos tendo que enfrentar, quer estejamos bem preparados ou não. Temos que assumir que vivemos num período de excepcionalidades e restrições, mas também de busca de maneiras novas e criativas de sermos bem-sucedidos nesse enfrentamento, individual e coletivamente.

As atividades de Cultura e Extensão (diversas modalidades de cursos, eventos, etc.) estão sendo estudadas e adaptadas para essa nova conjuntura, buscando alcançar seus objetivos de ampliar o acesso a novos conhecimentos, vivências e informações.

Para continuarmos aproveitando essas atividades, também precisamos estar em boas condições de saúde (física e mental), de moradia, de alimentação, etc.

A extensão universitária também preconiza a manutenção de ótimo relacionamento direto com a comunidade interna e externa à Universidade de São Paulo.

Por isso, a Comissão de Cultura e Extensão Universitária e o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH estão à disposição para serem um canal de comunicação para estudar e auxiliar os casos de vulnerabilidade do corpo discente, técnico-administrativo e docente durante o período emergencial de combate à pandemia.

Queremos exercer uma  EXTENSÃO SOLIDÁRIA recebendo solicitações e comunicações sobre quaisquer necessidades de alun@s e funcionári@s (corpo técnico-administrativo e docente) que fujam de questões diretamente relacionadas à graduação, à pós-graduação e às praticas laborais.

A EXTENSÃO SOLIDÁRIA trata-se, neste cenário de pandemia, de uma maneira, mesmo que remota, de acolhimento e de busca, em conjunto, de melhores soluções para ajudar a sair de situações de vulnerabilidade. Assim, entre em contato por e-mail quando for necessário e os casos serão tratados de forma sigilosa e os auxílios serão buscados.

E-mail: solidariedadefflch@usp.br