O Canto da Sereia | Estudos Clássicos em Dia

A professora Mary Lafe fala sobre o encontro entre Odisseu e as sereias na Odisseia, as consequências àqueles que as ouvem cantar e suas representações em diferentes culturas.


Mary Lafer em frente ao quadro "Odisseu e as Sereias" de John William Waterhouse
Por
Paulo Martins e Renan Braz
Data de Publicação

 

 



A professora Mary Lafer, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, fala sobre o encontro entre Odisseu e as sereias na Odisseia, as consequências àqueles que as ouvem cantar e suas representações em diferentes culturas.



Mary Macedo de Camargo Neves Lafer graduou-se em Letras em 1975 pela Universidade de São Paulo, onde ingressou como docente em 1978. Cursou pós-graduação na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e também na Sorbonne Université, em Paris, entre os anos de 1976 e 1979.



Tornou-se mestre em 1986, com a dissertação “Fundamentos da Condição Humana: 'Os Trabalhos e os Dias' de Hesíodo” e doutora em 2005, com a tese “Engenhos da Sedução - Estudo sobre o Hino Homérico à Afrodite”, ambos pela Universidade de São Paulo.


Atua lecionando e pesquisando sobre literatura e língua grega.

Sugestão de Leitura:

- Homero Odisseia, tradução e prefácio de Frederico Lourenço. Introdução e notas de Bernard Knox, S.Paulo, Cia.das Letras/Pinguin, 2011.

- OLIVEIRA, L.Inácio Do Canto e do silêncio das Sereias - à luz da teoria da narração de Walter Benjamin. São Paulo, Ed. PUCSP, 2008.

- LAMBIN, Gérard Homère le Compagnon, Paris, CNRS Editions, 1995.

- LAO, Meri Las Sirenas, historia de un símbolo. Mexico DF, 1995.

- PUCCI, Pietro Odysseus Polýtropos, Ithaca & London, Cornell University Press, 1987.

- SAÏD, Suzanne Homère et l´Odyssée, Paris, Belin, 1993 e 2010.

- SALLES, Catherine La Mythologie Grecque et Romaine, Paris, Hachette, 2003.

- VERNANT, J.-Pierre La Mort, les morts dans les sociétés anciennes. Paris, Éd. de la Maison des Sciences de l´Homme, 1982.