Livro redefine categorias de recursos naturais

Novas definições atualizam e ampliam os conceitos entre recursos renováveis e não renováveis

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Dia 16 de setembro, às 19 horas, ocorrerá o lançamento do livro Recursos Naturais do Brasil (Ed. Appris, 325 páginas, R$168,00), do professor Luis Antonio Bittar Venturi, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A sessão de autógrafos será na Livraria da Travessa, na Rua dos Pinheiros, nº 513, São Paulo.

O livro apresenta uma expansão e atualização do vasto universo dos recursos naturais e preenche uma grande lacuna editorial, já que não se tem publicado um livro tão abrangente em que os recursos naturais são tema central. Traz também uma importante redefinição e reclassificação dos recursos naturais, superando a tradicional divisão entre renováveis e não renováveis, criando novas categorias com maior poder explicativo dessa ampla e diversificada temática.

Outra novidade refere-se à análise geográfica de cada recurso, integrando aspectos socioeconômicos e naturais, de modo que um recurso não é apenas um dado econômico, tampouco um mero elemento da natureza, mas situa-se na intersecção dessas duas dimensões. 

A forma como os recursos foram agrupados e subdivididos em cada capítulo facilita enormemente a compreensão do leitor, que poderá utilizar esse conhecimento não só para seu enriquecimento pessoal, como também como apoio didático em diversas áreas da educação, o que também é favorecido pelas atividades propostas ao final de cada capítulo. É uma obra de grande interesse para todos os brasileiros que se interessam pela temática ou que queiram, simplesmente, conhecer melhor a realidade de nossa nação.

O autor, professor Luis Antonio Bittar Venturi, atua nas áreas de Recursos Naturais, Teoria, Método e Técnicas de Pesquisa, temas sobre os quais tem publicado artigos e livros, a exemplo do "Geografia - práticas de campo, laboratório e sala de aula" (Ed. Sarandi, 2011). Realizou pós-doutorado em Recursos Naturais no Departamento de Geografia da Universidade de Damasco (Síria, 2010-2011), sendo membro da Syrian Geographical Society. No Reino Unido, é membro fellowship da Royal Geographical Society onde também atuou como Visiting Scholar no Departamento de Geografia da University of Cambridge (2013-2014). Na Turquia, é membro da Hydropolitic Association, de Ankara. Coordena projeto de pesquisa no RCGI (Research Centre for Gas Innovation - USP-Fapesp-Shell) juntamente com equipe de alunos de graduação, mestrado e doutorado.

O livro pode ser adquirido no site da Editora Appris.

Com informações do autor e da Editora Appris