Edição bilíngue mostra poder de Afrodite sobre emoções do amor e do desejo

A autora, Mary Lafer, expõe a personalidade irresistível da deusa associada aos prazeres carnais

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Está sendo lançado o livro Engenhos da Sedução - O Hino Homérico de Afrodite em Quatro Ensaios e uma Tradução, (Ateliê Editorial e Ed. Mnêma, 136 páginas, R$ 54,60, no lançamento) da professora Mary de Camargo Neves Lafer, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Ao poder de Afrodite só são isentas as deusas Palas Atena, Ártemis e Héstia, sempre virgens. Os demais deuses, os homens mortais e os animais são todos sujeitos a ele. O pai dos deuses e dos homens, Zeus, agastado com a força de Afrodite, que coagia deuses e deusas a se unirem em amor com homens e mulheres mortais, a induz a apaixonar-se por um homem, o príncipe troiano Anquises, belo como um deus. Para seduzi-lo, incitada por Zeus, a deusa se prepara com ornamentos e perfumes, assumindo a forma de uma mulher. Perante a beleza dela, Anquises a toma por uma divindade, mas ela o persuade de que era uma princesa, filha do rei da Frígia. Assim, ele não hesita a subir ao leito com ela e a amá-la. Após o coito, Afrodite se revela a Anquises como deusa que é, diz-lhe que gestaria um filho dele, cujo nome seria Eneias. 

Eis o argumento sumário do Hino Homérico a Afrodite, traduzido com perícia e beleza cristalina por Mary Lafer nesta edição bilíngue para a Coleção Clássicos Comentados da Ateliê Editorial, associada à Editora Mnêma.

Acompanham a tradução ensaios que realizam a exegese e a interpretação do poema, bem como um ensaio iconográfico da artista plástica Bia Wouk. Os leitores afeiçoados aos textos clássicos encontrarão nos ensaios não só postulações esclarecedoras, mas também o apoio na erudição das referências bibliográficas. Os leitores não especializados, mas fascinados pelo universo da cultura grega antiga, terão prazer e satisfação na leitura desta bela produção de Mary Lafer.

A autora é professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH e Presidente do Conselho Administrativo da Associação dos Amigos da Casa das Rosas.

No dia 8 de outubro, das 15 às 19 horas, ocorrerá evento de lançamento na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo.

O livro pode ser adquirido nos sites da Ateliê Editorial e da Editora Mnêma.

Com informações da Ateliê Editorial e da Editora Mnêma.