Caixa Modernista é um museu portátil da produção das vanguardas artísticas brasileiras

Nesta reedição, o organizador Jorge Schwartz estimula novos olhares sobre a Semana de 22

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Caixa Modernista

No dia 4 de fevereiro ocorrerá o lançamento da Caixa Modernista (Edusp, R$ 384,00), organizada pelo professor Jorge Schwartz, do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A segunda edição da Caixa Modernista, programada pela Edusp como parte das comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna, contempla o período heróico do Modernismo brasileiro, de 1922 a 1929. Inclui livros e outros documentos em formato fac-similar, cartões-postais que reproduzem pinturas, capas de livros, materiais iconográficos das áreas de cinema e fotografia, e ainda uma partitura de Villa-Lobos.

O programa e o catálogo da exposição da Semana de 22, ambos com capa de Di Cavalcanti, integram este museu portátil, assim como um esboço do programa do evento e dois livros que representam os momentos inaugurais da poesia moderna no Brasil: Pauliceia desvairada (1922), de Mário de Andrade, e Pau Brasil (1925), de Oswald de Andrade – este, a partir do exemplar dedicado pelo autor a Mário de Andrade, que traz ainda as anotações realizadas por este no volume. O belo e sofisticado catálogo da primeira exposição de Tarsila do Amaral na Galerie Percier, em Paris, em 1926, com poemas de Blaise Cendrars, vem acompanhado de rara tradução de Guilherme de Almeida, e também do convite. O primeiro número da Revista de Antropofagia (1928), que inclui o famoso “Manifesto Antropófago”, encerra cronologicamente os documentos essenciais do movimento modernista dos anos 1920 aqui reunidos. Nesta reedição, o repertório musical ao redor do Modernismo, organizado por José Miguel Wisnik e Cacá Machado, está contemplado em QRCode, com uma seleção de dez músicas.

Jorge Schwartz é professor titular aposentado do Departamento de Letras Modernas da FFLCH. É autor de obras como Vanguarda e Cosmopolitismo na Década de 20: Oliverio Girondo e Oswald de Andrade (Perspectiva, 1983) e Fervor das Vanguardas: Arte e Literatura na América Latina (Companhia das Letras, 2013). Schwartz organizou os volumes Caixa Modernista (Edusp, 2003) e Vanguardas Latino-Americanas: Polêmicas, Manifestos e Textos Críticos (Edusp, 2008, segunda edição). Foi diretor do Museu Lasar Segall, em São Paulo, de 2008 a 2018.

O lançamento será no dia 4 de fevereiro, às 15 horas, na Livraria Megafauna, Edifício Copan, Av. Ipiranga, 200, loja 53, São Paulo.

A caixa poderá ser adquirida no site da Editora da USP.

Com informações da Editora da USP