Livro resgata a trajetória de Walnice Nogueira Galvão

Organizadores celebram uma história de vida dedicada ao ensino, à pesquisa, à educação e à produção e difusão do conhecimento

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Dia 2 de junho será lançado o livro Palavras para Walnice (Edições Sesc, 392 páginas), organizado pelos professores Antonio Dimas de Moraes, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e Lígia Chiappini Moraes Leite, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH.

Pela potência de seus textos críticos, a professora emérita Walnice Nogueira Galvão era descrita por Alfredo Bosi como uma “intelectual que honra nossa cultura” e, por Alipio Freire, como uma escritora de “elegância sem frescura”. Uma das grandes representantes do legado feminino no desenvolvimento científico do país, Walnice se destaca na análise e na crítica às artes nacionais e internacionais, nos estudos de gênero e, também, é referência quando se trata dos escritores João Guimarães Rosa e Euclides da Cunha. Por tantos motivos, este Palavras para Walnice é um livro-homenagem que resgata e reverencia a trajetória pessoal e acadêmica da autora, explorando seu percurso pela crítica, pela docência e pela política, sempre lutando por uma sociedade mais justa. Com contribuições de diversos nomes ilustres do Brasil e do exterior, esta obra conta com testemunhos, impressões, lembranças e releituras, celebrando uma história de vida dedicada ao ensino, à pesquisa, à educação e à produção e difusão do conhecimento.

 
No dia 2 de junho, às 17 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Rua Cidade Universitária, 21,  (acesso também pela Av. Luciano Gualberto), Cidade Universitária, São Paulo - SP, acontecerá um bate-papo seguido de sessão de autógrafos com os organizadores Antonio Dimas, Lígia Chiappini e a homenageada Walnice Nogueira Galvão, ensaísta e crítica literária brasileira, professora emérita da FFLCH.
 
O livro pode ser adquirido no site das Edições Sesc São Paulo

Com informações da Edições Sesc