Historiadores reinterpretam a vida política ibérica na época moderna

Lançado pela Editora Cravo, o livro é resultado da temática central do evento Cultura Política e Artes de Governar no Mundo Ibérico

Por
Nilda Pais
Data de Publicação
Editoria

Foi lançado recentemente o livro Cultura Política e Artes de Governar na Época Moderna. Séculos XVI-XVIII (Editora Cravo, 470 páginas), organizado pelas professoras Ana Paula Megiani, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e Marcella Miranda, doutora em História Social pela FFLCH e professora de história na Universidad Europea de Madrid, na Espanha.

A obra foi concebida a partir das contribuições reunidas no evento Cultura Política e Artes de Governar no Mundo Ibérico. Séculos XVI-XVIII, realizado entre 13 e 16 de abril de 2021, organizado pelo Grupo de Estudos de História Ibérica Moderna (GEHIM), sediado na Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH. 

A introdução, de autoria das organizadoras, apresentam um percurso historiográfico do conceito que norteia o livro - Cultura Política -, partindo do momento no qual ele emerge no pensamento ocidental, no âmbito das ciências sociais, passando pelos principais debates que envolveram a teoria política e pela apropriação eficaz que alterou a abordagem adotada pela historiografia política a partir da segunda metade do século 20. 

Os textos coligidos encontram-se organizados em seis partes, sendo a primeira intitulada Retórica e textualidade: circulação, linguagens e vocabulários da política constituída por cinco escritos de pesquisadores e pesquisadoras cujas carreiras e trajetórias encontram-se consolidadas em instituições do Brasil, Portugal e Espanha.

Organizadoras

Ana Paula Megiani é professora do Departamento de História da FFLCH, pesquisadora em História Ibérica Moderna, História da Cultura Escrita na Alta Idade Moderna, História da Cultura Política no mundo ibérico durante a época moderna, e atualmente vice-diretora da FFLCH.

Marcella Miranda, professora de história na Universidad Europea de Madrid, na Espanha. É mestre e doutora em História Social pela FFLCH, com período sanduíche na Universidad Nacional de Educación a Distancia, na Espanha. 

O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Editora Cravo.

Todas as palestras do colóquio Cultura Política e Artes de Governar. Séculos XVI-XVIII está disponível no canal do Youtube da Cátedra Jaime Cortesão.

Com informações de Editora Cravo