Comunicados Oficiais

Comunicado da Direção - 04.12.2017

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas repudia toda e qualquer forma de violência e reafirma o seu compromisso com o pluralismo e o livre debate das ideias.

Neste sentido, a Faculdade considera inaceitável a ocorrência de episódios que violam o direito à livre expressão, e se posiciona contrária aos acontecimentos crescentemente recorrentes na sociedade brasileira.

Moção da Congregação da FFLCH em repúdio ao massacre em Gaza

A Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, reunida em 22 de fevereiro de 2024 vem a público anunciar o seu mais veemente repúdio ao massacre em curso na Faixa de Gaza. Repudiamos com igual veemência a morte de civis israelenses no ataque do Hamas de 7 de outubro. Declaramos que constitui uma obrigação ética e moral, compatível com a tradição humanista da nossa faculdade, denunciar o horror dessa guerra. Silenciar seria falhar perante um momento tão grave da História.

Manifestação da FFLCH em prol da paz e do fim do massacre em curso na Faixa de Gaza

Manifestação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
Em prol da paz e do fim do massacre em curso na Faixa de Gaza

Independentemente das causas remotas (a ocupação dos territórios palestinos à revelia das resoluções 242 e 338 do CS/ONU) e causas recentes (o condenável ataque do grupo palestino Hamas a soldados e civis em Israel), é injustificável – sob qualquer ponto de vista do Direito e dos valores humanos – o massacre que Israel vêm perpetrando aos palestinos desde o dia 8 de outubro de 2023.

Resultado das Eleições para Representação Discente 2024

Comunicamos o resultado das eleições para representação discente nas seguintes categorias: Congregação, Conselho Técnico Administrativo, Conselhos Departamentais, Conselho de Biblioteca, Comissão de Graduação, Comissão de Cultura e Extensão, Comissão de Pós-Graduação, Comissão de Pesquisa e Inovação, Comissão de Inclusão e Pertencimento, Comissão de Cooperação Internacional, Programa de Aperfeiçoamento do Ensino e Comissões Coordenadoras dos Programas de Pós-Graduação

Portaria GR n. 8227 que dispõe sobre a eleição dos representantes discentes de pós-graduação

Divulgamos a Portaria GR nº 8227 (versão consolidada), de 7 de novembro de 2023, que dispõe sobre a eleição dos representantes discentes de pós-graduação junto ao Conselho Universitário e aos Conselhos entrais, a qual foi alterada pela Portaria GR 8241/2023, visando à mudança do prazo de inscrição, bem como da data do referido pleito.

Resultado da eleição para representante docente na categoria de Professora e Professor Titular

Comunicamos o resultado da eleição para representante docente na categoria de Professora e Professor Titular na Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, realizada nos dias 16 e 17 de novembro de 2023, pelo Sistema de Votação da USP.

Faça o download do comunicado aqui.

Resultado da eleição para representante docente na categoria de Professora Associada/Professor Associado e Professora Doutora/Professor Doutor

Comunicamos o resultado da eleição para representante docente na categoria de Professora Associada/Professor Associado e Professora Doutora/Professor Doutor na Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, realizada no dia 10 de novembro de 2023, pelo Sistema de Votação da USP

Faça o download do comunicado aqui.

Deferimentos de inscrições para representantes docentes 2023

Nos termos da Portaria FFLCH Nº 19, de 05/09/2023, foram recebidas e DEFERIDAS as seguintes inscrições para a eleição dos representantes das categorias docentes junto à Congregação.

A eleição dos representantes docentes junto à Congregação (Titular, Associado e Doutor) será realizada no dia 10/11/2023, sexta-feira, das 9 às 23h59, por meio do sistema eletrônico de votação e totalização de votos Helios Voting. (o login e senha serão enviados por e-mail no dia 10 pela manhã).

Deferimentos de inscrições para representação discente 2023

Nos termos da Portaria Nº 20/2023, de 06/09/2023, realizaram-se as inscrições para a eleição dos representantes discentes (Graduação e Pós-Graduação) junto aos diversos órgãos colegiados da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Também de acordo com a Portaria, Artigo 7º, parágrafo 6º, informo: caso o prazo referido no artigo 7º seja encerrado sem que haja pelo menos uma inscrição individual ou uma chapa para cada representação vacante, haverá um novo prazo para inscrição, de 23/10/2023 a 16/11/2023.