Comunicados Oficiais

Comunicado da Direção - 04.12.2017

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas repudia toda e qualquer forma de violência e reafirma o seu compromisso com o pluralismo e o livre debate das ideias.

Neste sentido, a Faculdade considera inaceitável a ocorrência de episódios que violam o direito à livre expressão, e se posiciona contrária aos acontecimentos crescentemente recorrentes na sociedade brasileira.

Nota da Direção da FFLCH sobre ações policiais nas universidades

A Diretoria da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo vem a público manifestar seu absoluto desacordo com as ações policiais realizadas nos últimos dias em diversas universidades brasileiras.

Esses eventos, pouco usuais nos países que zelam pelo exercício pleno do estado democrático de direito, ferem abertamente a liberdade de cátedra e, sobretudo, o direito de expressão de maneira que são inadmissíveis.

Maria Arminda do Nascimento Arruda e Paulo Martins, Diretora e Vice-diretor da FFLCH

Moção da Congregação da FFLCH USP sobre a situação política do país

Os membros da Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, reunida em sua sessão ordinária de 18 de outubro de 2018, vêm manifestar o seu profundo compromisso com os valores do pluralismo e da democracia e, portanto, a sua preocupação com os atos violentos ocorridos nas últimas semanas.