Historiador Fernando Novais apresentará conferência sobre a Independência do Brasil

A conferência "Independência: historiográfica e história" será realizada no Centro Maria Antonia, em São Paulo, e contará com vagas limitadas

Por
Redação
Data de Publicação
Editoria

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza no dia 6 de setembro, às 16 horas, conferência com o historiador e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP, Fernando Antonio Novais. No encontro, ele falará sobre “Independência: historiografia e história”.

Com mais de 60 anos de carreira, Fernando Novais é um dos maiores historiadores brasileiros dos nossos tempos. Graduou-se em 1958 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual FFLCH) da USP, onde lecionou História Moderna e Contemporânea de 1961 a 1986. Transferiu-se, então, para o Instituto de Economia da Unicamp, aposentando-se em 2003.

Sua tese de doutorado tornou-se uma obra clássica da historiografia brasileira, o livro “Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial”. Novais também é autor de outras dezenas de trabalhos importantes sobre história e historiografia. Atuou ainda como professor e pesquisador visitante em universidades de Portugal e dos Estados Unidos, além de ministrar cursos em instituições da França e da Bélgica.

“O fato de realizamos esta conferência com Fernando Novaes, para celebrarmos o 7 de setembro, mostra a importância que a SBPC confere, não só à Independência do Brasil, com uma necessária análise crítica dessa data, mas, também, ao fato de que estamos tratando deste tema sob a égide da luta pela democracia, com a participação de pesquisadores de alto quilate”, comenta o presidente da SBPC e docente do Departamento de Filosofia da FFLCH, Renato Janine Ribeiro.

Aberta a todos e gratuita, a conferência ocorre dia 6 de setembro, às 16 horas, no auditório do Centro Maria Antonia da USP (Rua Antônia, 294, 3º andar, Vila Buarque – São Paulo), com vagas limitadas. Para garantir a participação, a SBPC disponibilizou um formulário de inscrição online, que pode ser preenchido neste link.

Aos que não puderem comparecer, haverá transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube.

Com informações de Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência