Exposição celebra a vida e a obra de Alfredo Bosi em suas múltiplas facetas

“Vendo de mais perto o texto, percebe-se que a giesta nasce e cresce apenas no ermo e no chão árido, sendo,
portanto, coextensiva e coexistente com suas origens perigosas. [...] Resistir é subsistir no eixo negativo que
corre do passado para o presente; e é persistir no eixo instável que do presente se abre para o futuro.”
Alfredo Bosi

Personagens da cultura pop japonesa e singularidades do mangá serão tema de palestras na FFLCH

Nos dias 12 e 13 de março, a Fundação Japão e o Centro de Estudos Japoneses da USP promovem palestra e mesa redonda, incluídas na programação do VII Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses da USP. Os eventos, presenciais, têm entrada gratuita, com inscrições até 8 de março.

FFLCH realiza evento com artista e design da série de jogos "Monster Hunter"

Entre os dias 12 e 15 de março acontece o VII Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses, que visa promover um espaço nacional de interlocução de pesquisas relacionadas a estudos japoneses. O encontro é um momento de diálogo envolvendo trabalhos muito plurais que compõem o cenário acadêmico dos Estudos Japoneses no Brasil.

A Semana de Geografia fortalece a conexão entre a escola pública e a universidade

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizou a vigésima Semana de Geografia com o tema “Nosso Espaço: por outras cartografias sociais”. O evento acontece desde 2003 e visa diminuir a distância entre as escolas públicas e a universidade. A Semana conta com mesas-redondas de variados assuntos e apresentações feitas pelos estudantes das escolas convidadas.

Biblioteca Florestan Fernandes sediará Exposição Afonso X e Galicia

Entre os dias 13 de setembro e 10 de outubro, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP receberá uma exposição e um colóquio internacional sobre Afonso X, o antigo rei de Castela, Leon e Galicia. A exposição pertence ao campo dos estudos medievais e conta com a curadoria de Antoni Rossell, professor do assunto. Já o colóquio carregará as noções de permanência e itinerância e servirá para estabelecer diálogos entre pesquisadores do tema.

Historiador Fernando Novais apresentará conferência sobre a Independência do Brasil

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza no dia 6 de setembro, às 16 horas, conferência com o historiador e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP, Fernando Antonio Novais. No encontro, ele falará sobre “Independência: historiografia e história”.