Docentes da FFLCH serão homenageados em eventos

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

​​​​​​​​​​​​​​*Atualizado em 30/08/2021
​​​​​​​

Três professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP vão receber homenagens em eventos que irão ressaltar a importância de suas obras e carreira acadêmica. Dois deles faleceram neste ano de 2021: José Arthur Giannotti, em 27 de julho, e Leôncio Martins Rodrigues, em 3 de maio; enquanto Oliveiros da Silva Ferreira faleceu em 21/10/2017. 
 

Ciclo Giannotti


​​​​​​​José Arthur Giannotti 

No dia 27 de agosto, às 18h, começa o Ciclo Giannotti, no qual a obra do professor emérito do Departamento de Filosofia da FFLCH José Arthur Giannotti será debatida por especialistas, em evento realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). ​​​​​​​O evento tem início um mês após o falecimento de Giannotti e é uma homenagem do Cebrap a um de seus fundadores, que durante 52 anos contribuiu decisivamente para elevar a credibilidade e o prestígio da instituição.

Serão três seminários virtuais em torno das diferentes facetas de sua obra, sempre na última sexta-feira dos meses de agosto (dia 27), setembro (24) e outubro (29), às 18h. Com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Cebrap. O ciclo será coordenado pelo professor Ricardo Terra, do Departamento de Filosofia da FFLCH e que também atua no Cebrap, um dos integrantes do primeiro seminário de filosofia instituído por Giannotti após sua aposentadoria compulsória da USP pela ditadura militar, em 1969, e embrião da área de filosofia do Cebrap.

​​​​​​​O primeiro seminário do ciclo, em 27/8, examinará aspectos mais gerais da contribuição teórica e da trajetória intelectual de Giannotti. Os dois seminários seguintes serão compostos por professores que realizaram suas teses de doutorado sob a orientação de Giannotti. Cada participante dessas duas mesas escolheu uma obra específica de Giannotti sobre a qual se debruçará.

Clique aqui para assistir ao Ciclo Giannotti.
​​​​​​​
​​​​​​​

Leôncio


Leôncio Martins Rodrigues

No dia 31 de agosto, terça-feira, às 17h, será realizado o seminário Presença de Leôncio Martins Rodrigues, em homenagem ao sociólogo que na FFLCH era professor aposentado do antigo Departamento de Ciências Sociais e do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O evento tem duas sessões. O tema da primeira é: Trabalho, política e sindicalismo, e o da segunda sessão: Presença de Leôncio. As sessões contarão com a presença de docentes da Unicamp e da FFLCH.

A organização é do Departamento de Sociologia, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic). A transmissão será feita pelo canal da FFLCH no YouTube.  

Esses dois primeiros eventos são gratuitos e sem necessidade de inscrição. 
 

Homenagem Oliveiros Ferreira


​​​​​
Oliveiros da Silva Ferreira

Também no dia 31 de agosto, a partir das 17h, o professor Oliveira da Silva Ferreira, que era do Departamento de Ciência Política da FFLCH, será homenageado em evento promovido pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, em parceria com o Gabinete Oliveiros Ferreira de Pesquisa em Sociologia das Relações Internacionais (GOF) e o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI).

O professor, sociólogo e jornalista foi um dos pioneiros da área das Relações Internacionais no Brasil. Recentemente, sua biblioteca pessoal foi doada ao IRI.

O evento é gratuito e ocorrerá pela plataforma do zoom. Para participar, é necessário realizar uma inscrição prévia, pelo link