Jornada de Língua Alemã promove integração entre estudantes, professores e pesquisadores

Até 15 de setembro, público pode participar de várias atividades no prédio de Letras da FFLCH

Por
Thais Morimoto
Data de Publicação
Editoria

Edifício Prof. Antonio Candido, prédio de Letras
Edifício Prof. Antonio Candido, Prédio de Letras da FFLCH. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Após mais de quatro anos sem ocorrer, a Jornada de Língua Alemã retorna em evento aberto ao público geral. De 13 até 15 de setembro, o público poderá assistir a palestras, mesas redondas e aulas abertas em português e alemão. No último dia do evento, as apresentações acontecem de forma virtual e nos demais dias no Edifício Prof. Antonio Candido,  prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, no campus da Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo.

De acordo com a professora organizadora Marceli Cherchiglia Aquino, do Departamento de Letras Modernas da FFLCH, o objetivo do evento é promover a integração entre alunos, professores e pesquisadores da área de alemão. O espaço visa a troca e o diálogo, para que todos possam compartilhar as experiências com a língua.

Apesar de ser voltado aos alunos de graduação e pós-graduação da área, a professora enfatiza e incentiva que pessoas de fora participem. Segundo ela, “é um evento acadêmico, mas também é heterogêneo, amplo, com diversas temáticas abordadas, e acolhedor”. 

O evento já conta com inscrições de estudantes da Argentina e da Alemanha, além de outras instituições brasileiras, como a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Marceli agradece aos alunos e toda a equipe que se dedicaram e possibilitaram a realização do evento. Ainda enfatiza como a Jornada é um movimento de resistência em meio à desvalorização que os cursos da área de Letras estão sofrendo. 

Alunos na aula aberta “Projeto de pesquisa: reflexões iniciais”, com a professora Marceli Aquino
Alunos na aula aberta “Projeto de pesquisa: reflexões iniciais”, com a professora Marceli Aquino. Foto: Thais Morimoto/Comunicação Institucional da FFLCH-USP 

Oportunidade para os alunos da área de Letras

Aluna do 8° semestre do curso de Letras com habilitação em Alemão, Anna Paula Sacilotto participou da primeira aula aberta do evento. Para ela, foi uma oportunidade de conhecer alunos de semestres diferentes do curso, contato que é mais difícil no cotidiano da graduação.

Anna Paula também conta que está interessada em conhecer mais sobre as pesquisas na área. “Às vezes não sabemos muito bem qual caminho vamos seguir. E aí vai ter tanto seminários quanto palestras sobre o assunto, então achei bem legal”, comenta. 

A professora Marceli destaca como a Jornada é uma oportunidade para os alunos de graduação e pós-graduação obterem conhecimento sobre as possibilidades que existem dentro da área do alemão. “Os participantes vão encontrar um pouco de tudo”, afirma. Ela também vê como uma chance dos estudantes desenvolverem uma visão crítica sobre os assuntos abordados com capacidade de abranger múltiplas perspectivas de outras áreas. 

Jornada de Língua Alemã
Local: Edifício Prof. Antonio Candido (Letras) - FFLCH-USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 
Cidade Universitária, Butantã, SP
Sem necessidade de inscrições
Mais informações no Instagram do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã da FFLCH-USP