Institucional

Nota de falecimento: Anita Waingort Novinsky

Comunicamos com pesar o desaparecimento da professora titular emérita da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Anita Waingort Novinsky (1922-2021), ocorrido no dia 20 de Julho de 2021. A professora recebeu o titulo de Pioneira da Ciência do CNPq e foi responsável pela formação de várias gerações de historiadores especializados nos estudos inquisitoriais e das comunidades cristãs novas ibéricas; fundou e inspirou numerosas instituições dedicadas ao combate ao racismo religioso e em defesa da livre expressão em todo país.

Nosso setembro é agora


Comunidade da USP se une contra o suicídio 
​​​​​​​
Na Universidade, entre as crises potencializadas e catalisadas pela pandemia, o suicídio é uma questão sobre a qual o debate não pode ser adiado ou calado.

Na verdade, o suicídio não é algo peculiar de uma universidade ou de um país. Discussões sobre o tema nas universidades quase que sazonalmente retornam e ganham destaque importante na comunidade acadêmica e na sociedade. Assim, por exemplo, aconteceu na USP em 2017 e em 2018 na UnB.

Debate na FFLCH discute os rumos da ciência no Brasil


Na próxima quarta-feira, dia 7 de julho, às 18h, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH) da USP promove um evento que vai discutir a situação atual da ciência e as perspectivas para o futuro, além de homenagear um de seus docentes: Caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil - uma homenagem ao professor Renato Janine Ribeiro, presidente eleito da SBPC, com transmissão pelo canal da FFLCH no YouTube.

Um crítico plural

 

Alfredo Bosi, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), morreu no dia 7 de abril, aos 84 anos, vítima da Covid-19, em São Paulo. Bosi, que começou a carreira lecionando literatura italiana, elaborou análises literárias pioneiras a partir de seu conhecimento em filosofia e história e formou gerações de profissionais desde a década de 1970. Viúvo de Ecléa Bosi (1936-2017), deixou dois filhos, Viviana, docente de literatura na mesma instituição, e o médico e economista José Alfredo, além de dois netos.