Atlética da FFLCH convida os calouros para participarem do Bichusp 2019

O torneio tem 13 modalidades, disputadas por equipes formadas somente pelos calouros, em quatro finais de semana, de 16 de março até 7 de abril, no Cepeusp
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Notícias


 

handebol feminino FFLCH - Bichusp 2018
Meninas da equipe do handebol da FFLCH no Bichusp 2018 - Foto: Divulgação Atlética FFLCH-USP


A partir deste sábado, dia 16 de março, serão realizadas as atividades do campeonato dos “bixos” (Bichusp) 2019. O torneio é destinado aos calouros da USP, os quais têm a primeira oportunidade de fazer esportes na Universidade e de se integrarem com alunos da própria Faculdade e de outros cursos.

A Associação Atlética Acadêmica Oswald de Andrade (
AAAOA), que representa os alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP convida todos os cerca de 1.700 ingressantes deste ano nos cinco cursos de graduação a participarem do campeonato. Pois, não é necessário ter experiência prévia em nenhuma modalidade para participar, apenas disposição para aprender, informa a Atlética.

O Bichusp é um campeonato esportivo organizado pela Liga das Atléticas Acadêmicas da USP (LAAUSP) e está na 49ª edição. O campeonato tem 13 modalidades, disputadas por times formados somente pelos calouros das Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade: basquete, handebol, tênis, atletismo, xadrez, lutas, tênis de mesa, natação, softbol, futebol de campo, rugby, voleibol e futsal.

O evento acontecerá nos próximos quatro finais de semana, a partir das 8h, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), até o dia 7 de abril. Todos as disputas do campeonato acontecerão aos finais de semana para não atrapalhar os horários de aula das equipes, já que os jogos são disputados por alunos de diversos horários: integral, matutino, vespertino e noturno; e por ter mais disponibilidade de espaço no Cepeusp, onde é realizado o evento.


Confira as datas dos jogos:
16/03 - basquete masculino, handebol feminino e tênis

17/03 - basquete feminino, handebol masculino e tênis
23/03 - atletismo, xadrez, lutas e tênis
24/03 - tênis de mesa, natação, softbol e tênis
30/03 - futebol de campo masculino, rugby feminino e tênis
31/03 - futebol de campo feminino, rugby masculino e tênis
06/04 - voleibol feminino, futsal masculino e tênis
07/04 - voleibol masculino, futsal feminino e tênis
(O tênis de campo será disputado em todas as datas)


Atlética da FFLCH

A Atlética da FFLCH foi fundada em 14 de julho de 1984, mas é relativamente nova em comparação às existentes em outras Unidades de Ensino e Pesquisa, frisa a presidente Maria Eugênia Costa, mais conhecida como Magê. Ela está no 4º ano do curso de Letras – habilitação Português e Alemão e, desde o 2º ano, participa da equipe de atletismo. 

 

voleibol masculino FFLCH - Bichusp 2018
Time masculino de voleibol da FFLCH no Bichusp 2018 - Foto: Divulgação Atlética FFLCH-USP


Ao ser perguntada sobre a visão de que os alunos da área de Humanas não gostam ou não têm habilidade para praticar esportes, Magê responde que essa ideia ainda existe, mas não é verdadeira. Porque, o que falta é os estudantes de Humanas terem mais estímulo para a prática das várias atividades esportivas. E aproveitou para falar da importância do esporte no meio acadêmico.  

“A Atlética e o esporte em si são muito importantes para os alunos, tendo reflexo na vida acadêmica também. Pois, quando estamos praticando esportes, colocamos a mente para pensar em outras coisas e relaxamos dos problemas. E esta integração e interação social são tão relevantes quantos os conteúdos que aprendemos em sala de aula”, destaca Magê.


Atualmente, a Atlética possui equipes em 20 modalidades esportivas diferentes, individuais e coletivas, para as quais toda semana há treinos e atividades. Neste ano, a Atlética pretende formar equipes de softbol, remo e e-esporte (jogos eletrônicos). Magê ressalta que a Atlética está aberta para a abertura de equipes em outras modalidades também. Para isso, basta os alunos da graduação e da pós-graduação da Faculdade entrarem em contato informando o interesse para a Atlética verificar a disponibilidade.

Os calouros da FFLCH interessados em participar do Bichusp precisam enviar um e-mail para atleticafflch@gmail.com com número USP, telefone celular e modalidades de interesse. A mensagem será encaminhada para os diretores de cada modalidade, os quais entrarão em contato para explicar como funcionam as inscrições e quais são os horários dos treinos de preparação para o campeonato.


A Atlética lembra que, apesar da disputa das modalidades do Bichusp ser somente para os calouros, todos os veteranos da Faculdade também estão convidados a comparecer no Cepeusp durante os jogos para torcer e aprender as músicas da FFLCH. Para isso, sugerem que todos venham vestindo as cores que representam a Atlética: laranja e preto.

O Cepeusp está localizado na Prof. Rubião Meira, 61 – Cidade Universitaria, São Paulo.

Mais informações pelo e-mail citado acima e pela página do Facebook da Atlética FFLCH - USP

 

equipe de atletismo
Equipe de atletismo da FFLCH no Bichusp 2018 - Foto: Divulgação Atlética FFLCH-USP