Semana Aziz Ab’Saber apresenta legado do geógrafo e professor sobre preservação da Amazônia

Semana Aziz Ab’Saber, realizada em parceria com a USP, acontece de 20 a 24 de outubro, com programação gratuita em São Luiz do Paraitinga, cidade onde o professor e geógrafo nasceu

Por
Redação
Data de Publicação
Editoria

Aziz Ab’Saber: uma trajetória de desafios para preservar as florestas e o meio ambiente – Foto: Câmara dos Deputados

O desafio de lutar pela Amazônia. E aliar meio ambiente, arte e história são as propostas da 7a Semana Aziz Ab’Saber. Com a participação de professores, estudantes da USP e de outras instituições, além de historiadores e ecologistas da cidade, o evento vai apresentar a história, a pesquisa e o trabalho do geógrafo e Professor Emérito Aziz Ab’Saber (1924-2012) que, no próximo dia 24 de outubro, completaria 99 anos. 

A programação, com o apoio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, ocorre de 20 a 24 de outubro. “Nosso objetivo é mostrar às novas gerações a importância e contribuição para o campo da geografia brasileira e mundial”, observa Galvão Frade, secretário de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga (SP). “Os estudantes das escolas públicas da região aprendem desde cedo a necessidade de preservar o meio ambiente, as nossas florestas. Importante lembrar que a Serra do Mar foi tombada por Aziz Ab’Saber quando atuou como presidente do Condephaat. As crianças, os jovens e todos os cidadãos têm o maior respeito pelo legado e memória do professor luizense Aziz Ab’Saber.”

A participação da USP começou, no ano passado, despertando um maior interesse para as pesquisas de Aziz Ab’Saber e também de outros especialistas que vêm se empenhando na preservação do meio ambiente. “Mobilizar a comunidade escolar é uma das metas desta programação. Os estudantes, ao ter oportunidade de conhecer a obra e a atuação política do professor Aziz, ampliam a visão para construir um país e um mundo com mais justiça social e sustentável”, afirma Wagner Costa Ribeiro, professor do Departamento de Geografia e vice-prefeito da Cidade Universitária em São Paulo. “Participei no ano passado e constatei que o legado social e político de Aziz Ab’Saber desperta nos estudantes um sentimento de pertencimento do complexo mundo atual. Mais que isso. Fornece exemplos para mudar o difícil quadro em que nos encontramos.”

Wagner da Costa Ribeiro na aula para os estudantes de São Luiz do Paraitinga – Foto: Divulgação/SAAB

Um geógrafo à frente das fronteiras da geografia

Neste ano, a doutoranda Amanda Fruehauf, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq – da USP, traz o tema Infraestrutura verde e as florestas urbanas. “Pretendo apresentar a importância de Aziz Ab’Saber na identificação de áreas para o florestamento no espaço total do Brasil.” Amanda vai destacar também os espaços livres nas áreas urbanas, que podem ser preenchidos com áreas verdes, visando ao lazer e qualidade de vida.

Autora do livro Aziz Nacib Ab’Saber: um geógrafo à frente das fronteiras da geografia, a professora Magda Adelaide Lombardo, do Instituto de Estudos Avançados da USP, da Esalq-USP e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), apresenta, na aula magna no dia 24, a vida e obra de Aziz Ab’Saber. “Nesta data, ele completaria 99 anos. Um dia especial para destacar a sua contribuição para a geografia e a ciência brasileira.”

Também  o professor Atilio Avancini, da Escola de Comunicações e Artes  (ECA) da USP, traz um foco inusitado do trabalho de Aziz Ab’Saber: a sua fotografia, que une o olhar de cientista e a arte de documentar o cotidiano do homem e da natureza. “Nas fotos do mestre Aziz Ab’Saber vemos testemunhos da Bahia, Ceará, Minas Gerais e São Paulo, além do Cairo, no Egito, e Alepo, na Síria. Ele reorganiza conhecimentos a partir da visualidade. Isto é, a expansão da reconstrução da realidade alinhada à importância do sentido da forma plástica.”

Atilio Avancini: aula sobre o fotógrafo Aziz Ab’Saber – Foto: Divulgação/SAAB

É essa sensibilidade e conhecimento do fotógrafo que une ciência e arte que surpreendeu as centenas de estudantes que participaram, no ano passado, da palestra de Avancini. “Diante do interesse, iremos continuar a nossa aula. O ensino de fotografia para estudantes é ferramenta pedagógica que contribui de forma efetiva para a promoção do acesso à cultura e à ciência. O professor encerra a programação lançando o I Concurso de Fotografia Aziz Ab’Saber. A seleção das melhores imagens resultará em uma exposição especial em 2024, na programação do Centenário de Aziz Ab’Saber.

Veja abaixo a programação:

7a Semana Aziz Ab’Saber –  20 a 24 de outubro

20/10 (sexta-feira)

20h15 – Abertura Oficial da 7a Semana Aziz Ab’Saber de Cultura Científica
Local: Casa de Aziz Ab’Saber/Armazém Três Léguas

20h30 – Atividade Cultural – Seresta pelas ruas do centro histórico
Saída da Casa Aziz Ab’Saber/Armazém Três Léguas

21/10 (sábado)

8h às 13h30 – Feira do Produtor e Agroecológica Divino Alimento
Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz

15h – Cine-debate – Guardiões da Terra: Agroecologia em evolução – Profa. Klécia Massi (ICT-Unesp), Daniela Ferreira (Assentamento Egídio Brunetto – Lagoinha) e OSCIP Akarui. Local: Auditório da Biblioteca Municipal

22/10 (domingo)

15h – Atividade cultural – Retreta com a Corporação Musical São Luiz de Tolosa. Local: Coreto Professor Elpídio dos Santos

20h30 – Apresentação Musical da Famig (Fanfarra Monsenhor Ignácio Gióia)
Local: Praça Dr. Oswaldo Cruz

23/10 (segunda-feira)

15h – A importância de Aziz Ab’Saber fotógrafo – Atilio Avancini (ECA-USP)

19h – Infraestrutura verde e florestas urbanas – Amanda L. Fruehauf – Esalq-USP
Local: Auditório da Biblioteca Municipal

24/10 (terça-feira) – Celebração do nascimento de Aziz Ab’Saber – 99 anos

15h – Mesa: Desafios do planejamento territorial em bacias hidrográficas – Maria Eduarda, Oscarina Prado e Raquel Henrique

19h – Aula magna da 7a Semana Aziz Ab’Saber de Cultura Científica – Profa. dra. Magda Adelaide Lombardo (IEA-USP / Unesp)
Local: Auditório da Biblioteca Municipal

Encerramento: Lançamento do I Concurso de Fotografia Aziz Ab’Saber, com exposição das melhores fotos em 2024, na comemoração do centenário de Aziz Ab’Saber, com a coordenação do professor e fotógrafo Atilio Avancini, da Escola de Comunicações e Artes da USP
Local: Auditório da Biblioteca Municipal.


Este texto foi originalmente publicado no Jornal da USP, sob autoria de Leila Kiyomura. Pode ser acessado neste link.