Lançamento: História do Português Paulista

A obra desvenda a riqueza das descobertas feitas pelos vários linguistas envolvidos para a construção da sócio-história da língua portuguesa em São Paulo
Por
Redação
Data de Publicação
Editoria
Notícias

 

Está sendo lançado pela Editora Humanitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP o livro História do Português Paulista (Humanitas, 2019, 382 páginas), como volume V da "Série Estudos". A obra é organizada por José da Silva Simões, docente do Departamento de Letras Modernas da FFLCH.

O Projeto História do Português Paulista (PHPP) é um conjunto articulado de dez subprojetos situados na área da Linguística Histórica do Português Brasileiro, e tem por objetivo investigar a formação da sociedade paulista e de suas variantes linguísticas com foco nas seguintes temática: Formação de corpora do português paulista; Fontes para a história da língua Portuguesa: edição de manuscritos dos períodos  médio e clássico; Vésperas Brasilianas: uma agenda para os estudos sintáticos do português paulista nos primeiros séculos; Tipologia e história das construções gramaticais em perspectiva funcional; Diacronia da concordância e de algumas classes de palavras no português paulista na perspectiva funcionalista-cognitivista; História e variedade do português paulista às margens do Anhembi e Gêneros jornalísticos impressos: historicidade, constituição e mudança em uma perspectiva crítico-discursiva. 

Os textos apresentados desvendam a riqueza das descobertas feitas pelos vários linguistas envolvidos para a construção da sócio-história da língua portuguesa em São Paulo.

O autor

História do Português PaulistaJosé Simões é docente e pesquisador de Sintaxe, atuando também nas áreas de Análise do Discurso, Análise da Conversação, Língüística de Texto e Tradições Discursivas. 

Desde 2004, atua como pesquisador no projeto Para a História do Português Brasileiro e, desde 2006, no projeto Para a História do Português Paulista, para os quais reuniu e transcreveu documentos manuscritos de três séculos. 

Atualmente realiza pesquisa contrastiva sobre os processos de mudança linguística que afetam as ligações intersentenciais no alemão e no português.

O livro História do Português Paulista pode ser adquirido no site da Editora Humanitas.

Com informações de Editora Humanitas e Departamento de Letras Modernas da FFLCH USP