FFLCH leva sua produção acadêmica à população

Professores e estudantes apresentaram pesquisas e atividades desenvolvidas na Faculdade em evento aberto na Av. Paulista
Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria
Notícias

 

Quem passou pela Av. Paulista na tarde do último domingo (16/06), além das atrações de praxe como o Renato Russo cover, as feiras de artesanato e outras atrações culturais, também se deparou com ciência, conhecimento e informação no primeiro ato do projeto "FFLCH na Rua!".

Professores e estudantes da FFLCH conversaram com quem passava na Paulista explicando o que é produzido na universidade em um contato direto com a população. Foram apresentadas pesquisas de mestrado, de iniciação científica, atividades de extensão, entre outras atividades da Faculdade. O foco era mostrar como essa produção afeta a vida das pessoas dentro e fora da universidade.

conversas
A grande presença de estudantes e professores facilitou a aproximação com as pessoas que passeavam na Av. Paulista. (Foto: Ricardo Freire/ SCS FFLCH)

A participação da comunidade acadêmica surpreendeu os organizadores. “Fiquei surpresa com o engajamento da galera, apesar de ter sido sucesso na internet. Fiquei surpresa porque chegamos a mais de 50 alunos e professores. Foi bom poder explicar o que é a Faculdade e a importância do nosso ensino, pesquisa e extensão”, explica Heloísa Vilela, aluna de graduação em Letras da FFLCH e uma das organizadoras do “FFLCH na Rua!”. 

A estudante também reforça a necessidade de melhorar o projeto para os próximos atos, que devem acontecer em agosto deste ano em data ainda a ser definida. “Pretendemos fazer um balanço do que pode melhorar daqui pra frente e ir a outros bairros mais afastados do centro”.

O professor Paulo Martins, vice-diretor da FFLCH, esteve presente no ato e ressaltou a importância de mostrar a produção da universidade à população: “A receptividade das pessoas, sua curiosidade sobre o que fazemos e o que somos foi sensacional. Minha expectativa é muito muito boa já que todos os que participaram querem voltar e os que não estiveram lá estão ansiosos para poder mostrar seu trabalho na rua ao lado daqueles que sustentam a Universidade, a população de São Paulo”.

FFLCH na Rua!

Os desafios que a educação enfrenta atualmente no Brasil são o mote do projeto "FFLCH na Rua!", que apresenta pesquisas, trabalhos acadêmicos e projetos culturais em diversos pontos de São Paulo. A ideia do projeto é que pesquisadores, professores, funcionários e alunos apresentem resultados de pesquisas, projetos de extensão, trabalhos de iniciação científica e demais atividades da Faculdade diretamente à população. 

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Centro Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários "Oswald de Andrade" (CAELL), do Centro Universitário de Pesquisas e Estudos Sociais "Ísis Dias de Oliveira" (CeUPES), do Centro Acadêmico da História "Luiz Eduardo Merlino" (CAHIS), do Centro de Estudos Geográficos “Capistrano de Abreu” (CEGE), Centro Acadêmico da Filosofia “Professor Luiz Roberto Salinas Fortes” (CAF), e da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo de Andrade e do Cursinho da FFLCH, com o apoio da Diretoria da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O professor Paulo Martins, vice-diretor da FFLCH, explica que a ideia do projeto surgiu de uma constante interlocução entre os estudantes e a Direção da Faculdade, diante das ameaças à universidade pública e das cobranças por mais eficiência. “Nós nos propusemos a dar toda estrutura logística e de comunicação, afora nos colocarmos estar na rua com nossos estudantes mostrando como fazem pesquisa”, explica.

evento

faixa

cartazes

(Fotos: Lara Tannus/ aluna de graduação FFLCH)