Biblioteca Florestan Fernandes lança podcast sobre agenda 2030

O primeiro episódio será exibido dentro do encontro virtual Sempre às Segundas, com transmissão pelo canal da FFLCH no YouTube. A realização deste conteúdo faz parte de projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 

logo podcast Vem junto 2030
 Biblioteca Florestan Fernandes amplia sua área de atuação com lançamento de podcast


Na segunda-feira, dia 18 de outubro, das 10h às 12h, a Biblioteca Florestan a Biblioteca Florestan Fernandes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o encontro ​​​​​​​virtual Sempre às Segundas, cujo tema será o lançamento do podcast Vem Junto 2030, com transmissão pelo canal da FFLCH no YouTube. O evento de lançamento contará com a presença da equipe da Biblioteca envolvida na produção.

Este podcast tem por objetivo apresentar os projetos e pesquisas da FFLCH alinhados à Agenda 2030 e seus 17 objetivos do desenvolvimento sustentável. A sua realização faz parte de projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), sob a coordenação do presidente da Comissão de Extensão Universitária da FFLCH, Yuri Tavares Rocha.
 

episódio 1



​​​​​​​No episódio de estreia, Milton Baungartner conversa com Adriana Ferrari, diretora da Biblioteca Florestan Fernandes, no qual ela explica o que é a Agenda 2030 e o que o público pode esperar para os próximos episódios.

Em conversa com Adriana, ela comenta a importância da Biblioteca participar de um projeto que envolve a produção de um podcast que, de forma equivocada, ainda é vista por muitas pessoas somente como um local que abriga livros 

"A realização deste podcast é uma forma de falar com a comunidade sem ela precisar vir até à Biblioteca [ainda mais em tempos de pandemia e atividades sendo realizadas remotamente]. É um diálogo e uma forma de estar mais próxima da sociedade", frisa a diretora. Além disso, ela lembra que a produção do conteúdo é uma forma da Biblioteca colaborar também no combate às fake news.

A atividade faz parte também das comemorações da Semana do Livro e da Biblioteca 2021.

Será fornecido certificado de participação para quem registrar presença pelo link do chat durante a realização do encontro.

​​​​​​​​​​​​​​Sempre às Segundas

​​​​​​​O evento é uma série de encontros com especialistas sobre o mundo acadêmico  já foram realizados seis até o momento, desde a primeira edição em 21 de junho  e, como o próprio nome sugere, é realizado no primeiro dia útil da semana. O intuito é ser mais uma forma de disseminação do conhecimento na Faculdade, explicando conteúdos complexos ou apresentando recursos de pesquisa que a maioria não sabe como usar ou que existem.

O lançamento do podcast Vem Junto 2030​​ acontece no dia 18 de outubro, das 10h às 12h, dentro do encontro virtual Sempre às Segundas, e pode ser acompanhado pelo canal da FFLCH no YouTube  no qual há uma playlist com os encontros anteriores. 

Mais informações: saufflch@usp.br