Comunidade booktube pode aumentar interesse de jovens pela leitura de obras clássicas

Booktubers podem ser aliados no ensino da literatura nas escolas, de acordo com pesquisa da FFLCH

Por
Gabriela Ferrari Toquetti
Data de Publicação

Booktuber Bel Rodrigues – Foto: Reprodução/YouTube

A comunidade booktube vem ganhando cada vez mais popularidade na internet. O termo se refere a quem produz conteúdo no YouTube voltado ao universo da leitura, como resenhas e indicações de livros. Esse nicho tem atraído muitos jovens e incentivado o interesse deles pela literatura – inclusive pelos clássicos.

Diana Vieira de Oliveira Barbosa, professora de ensino médio, analisou o papel da comunidade booktube na difusão da literatura canônica em sua dissertação de mestrado. Ela conta que, em sua experiência como docente, um dos principais desafios enfrentados é o preconceito que muitos alunos têm contra os livros clássicos, como os de Machado de Assis, José de Alencar e Aluísio de Azevedo. “Uma crítica frequente que os jovens fazem na sala de aula é que livros clássicos estão ultrapassados, que eles falam de temáticas do passado que já não são relevantes nos nossos dias”, explica a pesquisadora.

Além disso, Diana notou que as metodologias utilizadas na aula afastam alguns alunos: “Pude perceber que a rejeição dos alunos por alguns livros clássicos tem mais a ver com o modo que eles são trabalhados, normalmente na escola, do que com o livro em si. Obrigar, forçar a leitura e depois cobrar uma segunda tarefa avaliativa também obrigatória em cima do que foi lido é uma forma de matar o interesse do leitor e de desconectá-lo do livro”.

Para se aproximar da realidade dos alunos, Diana organizou, com jovens de 17 a 21 anos de idade, oficinas de leitura e debates sobre os livros lidos, além de exibir vídeos da comunidade booktube. Ela verificou que esses vídeos funcionaram como um “quebra-gelo” para os estudantes, que ficaram mais à vontade para discutir sobre os livros depois da dinâmica proposta: “o intuito era indicar que todas as contribuições e opiniões eram bem-vindas”, afirma Diana. Ela acredita que essa atividade ajudou a cativar o interesse dos alunos em relação aos livros.

Embora muitos booktubers produzam conteúdos voltados a obras contemporâneas, existe um grande espaço na comunidade direcionado à literatura canônica, segundo Diana, e isso ajuda a desconstruir os preconceitos que muitos jovens têm quanto aos clássicos: “Muitos jovens enxergam a escola como um lugar que obriga a leitura. Eles são forçados a ler somente para fazer uma prova ou outra obrigação escolar. Alguns entrevistados mencionaram que os livros clássicos que lemos na escola ‘não são bons para criar o hábito de leitura’. Outros entrevistados disseram que tentaram ler na escola obras clássicas como O Cortiço e Memórias Póstumas de Brás Cubas e detestaram. Mas, quando leram novamente instigados por um booktuber, a experiência foi completamente diferente e mais positiva, pois o booktuber fala de um jeito mais acessível, mais livre e aproxima as obras aos temas do presente”.

A pesquisadora relata, portanto, que os efeitos da comunidade booktube foram positivos no seu estudo. “Sugeri inclusive, nas considerações finais, que essa estratégia fosse aplicada na sala de aula tradicional durante um período de tempo mais longo, pois a oficina contou apenas com 10 encontros. Seria interessante observar se os efeitos positivos se manteriam ao se aplicar a estratégia por mais tempo”, conclui.

A dissertação de mestrado O papel da comunidade Booktube na difusão e recepção da literatura canônica entre os jovens, escrita por Diana Vieira de Oliveira Barbosa e orientada pela professora Andrea Saad Hossne, foi defendida em novembro de 2023 no âmbito do programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH.