Divulgação Científica

Plataforma reúne 400 bancos de dados para uso por pesquisadores

 

O Consórcio de Informações Sociais (CIS) está trabalhando na captação de bancos de dados junto à comunidade acadêmica. Pesquisadores e laboratórios podem submeter dados de trabalhos produzidos durante a criação de teses, dissertações, iniciações científicas, etc.

A ideia da plataforma, vinculada aos departamentos de Sociologia e Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, é gerar um intercâmbio de informações com pesquisas qualitativas e quantitativas em diversos campos das Ciências Sociais e áreas relacionadas.

Legislação brasileira não consegue acolher refugiados africanos 

 

A trajetória de imigrantes africanos em busca de se legalizarem no Brasil foi tema de um doutorado do Departamento de Geografia da FFLCH USP, defendido em março de 2018. 

O geógrafo Allan Rodrigo de Campos Silva acompanhou angolanos, senegaleses e congoleses que não encontram alternativas viáveis para se legalizar, e acabam empurrados ao Estatuto do Refugiado como única forma de estabelecer uma vida por aqui. 

Pesquisa mostra construção de personagens lésbicas mais próximas da realidade

 

Há não muito tempo, histórias sobre lésbicas não tinham finais felizes. Era comum na literatura as personagens vivendo conflitos típicos de relações heterossexuais, além de serem constantemente associadas à prostituição e perversões sexuais. Nos últimos anos, as tramas evoluíram para algo mais próximo da realidade, apesar de muitos estereótipos ainda estarem presentes nas narrativas.

Pesquisa mostra a importância da conservação ambiental em parques da cidade de São Paulo

 

Em uma cidade grande como São Paulo, a conservação de parques vem se tornando cada vez mais importante para o bom funcionamento do ecossistema.   A geógrafa Patrícia do Prado Oliveira  analisou em sua pesquisa a semelhança entre alguns parques localizados no município de São Paulo e tentou estabelecer um diálogo entre as abordagens ecológica e geográfica da Ecologia da Paisagem, analisando também o processo de ocupação territorial das paisagens estudadas ao longo das cinco últimas décadas.

Um Enigma Insolúvel: A Identidade Nacional Russa e Seus Ideólogos

 

 

nhhgn

 

Desde o século XIX, a natureza da civilização russa atiça as mentes da intelectualidade desse país. O extenso território e história conturbada geram dúvidas quanto à verdadeira essência do povo russo: seria a Rússia um país europeu, uma mistura de Europa e Ásia ou uma civilização única, não podendo ser categorizada simplesmente como ocidental ou oriental?