Divulgação Científica

Pesquisa aponta semelhanças em políticas criminais nos governos FHC e Lula

Apesar de estarem em pólos opostos política e ideologicamente, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva implementaram políticas criminais semelhantes em seus governos, aumentando a repressão do Estado com a justificativa de serem medidas contra o crime organizado. O que se viu, contudo, foi um aumento da população carcerária pobre e negra no Brasil. A afirmação é o resultado de pesquisa da FFLCH, defendida em janeiro, que avaliou essas políticas e os discursos adotados pelos governos nos períodos 1995-2002 e 2003-2010. 
 

João Paulo Pimenta analisa as representações sociais do tempo em seu novo livro

Explorando uma enormidade de temas e de perspectivas, com uma abrangência geográfica à escala do globo, o professor do Departamento de História, João Paulo Pimenta traz não apenas um detalhado estudo das representações sociais do tempo, mas igualmente das múltiplas ações concretas tomadas para seu ordenamento, contagem e controle. Seus nove capítulos cruzam, a cada passo, as ciências naturais e os sistemas simbólicos e religiosos, as forças econômicas e os quadros políticos e sociais.

Em seu novo livro, Renato Janine analisa o que a humanidade aprendeu durante a pandemia

O filósofo, ex-ministro da Educação, professor do Departamento de Filosofia e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, lança seu mais recente livro "Duas ideias filosóficas e a pandemia” (Ed. Estação Liberdade). O lançamento acontece nesta terça-feira (14), a partir das 18h30, na Livraria da Tarde, em São Paulo.

Na obra, Janine oferece luzes para uma necessária discussão do aprendizado da humanidade ao longo dos dois primeiros anos pandêmicos em razão da disseminação global do coronavírus.