Grupo de extensão Programação para Humanidades seleciona novos participantes

Criado em 2018, por alunos da FFLCH, o grupo tem a missão de capacitar os profissionais de humanas para o uso de tecnologias no dia a dia. A inscrição pode ser feita até dia 12/08
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 

cartaz novos membros


Até o dia 12 de agosto, próxima segunda-feira, estão abertas as inscrições do processo seletivo do grupo de extensão Programação para Humanidades. Os pré-requisitos são: ser aluno de qualquer curso da USP, graduação e pós-graduação, com interesse em programação e em análise de dados e vontade de passar conhecimento adiante. 

Criado em 2018, o grupo de extensão Programação para Humanidades é formado por 15 alunos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, sendo a maioria do curso de Ciências Sociais. Os estudantes que forem selecionados para as atividades do grupo, assim como acontece com os integrantes que já fazem parte, vão atuar de forma voluntária e gratuita. Pois, todas as atividades oferecidas e realizadas são gratuitas também.
 

atividade realizada em setembro de 2018
Aprender uma linguagem de programação para análise de dados é uma oportunidade de tornar o profissional de humanas mais apto a realizar pesquisas e competir no mercado de trabalho. Atividade realizada em setembro de 2018 - Foto: Divulgação P4H


Capacitação 

A missão do grupo é capacitar os profissionais de humanas para o uso de tecnologias no dia a dia, através da promoção de cursos e atividades relacionadas à introdução ao R, linguagem de programação amplamente utilizada para análise de dados tanto dentro quanto fora da academia. Pois, aprender uma linguagem de programação para análise de dados é uma oportunidade de tornar o profissional de humanas mais apto a realizar pesquisas e competir no mercado de trabalho. 

A principal forma de atuação é o oferecimento de treinamentos abertos e gratuitos ao público que são 100% elaborados por todos os integrantes do grupo, desde a confecção dos materiais didáticos até às aulas. Além disso, o grupo realiza eventos que trazem para o ambiente dos cursos de humanas a importância da utilização de ferramentas tecnológicas em seus trabalhos.

Ao longo do primeiro semestre dos anos de 2018 e de 2019, foram realizados cursos com a participação de cerca de 20 alunos em cada turma. E, no segundo semestre de 2018, foram feitos workshops, sendo que um destes eventos aconteceu na Faculdade de Medicina para alunos dos cursos sediados nesta Unidade da USP e de outros da área Biológica. Além de consultoria a alguns núcleos de pesquisa da FFLCH.

“Queremos expandir o grupo, manter mais atividades, garantir uma longevidade e conseguir instruir mais o profissional de humanas”, destaca uma das integrantes do grupo Ana Beatriz Dutra, que é mestranda em Ciência Política na FFLCH.

Os estudantes da USP interessados em ser um dos integrantes do grupo Programação para Humanidades, devem acessar o link http://bit.ly/processoseletivoP4H, preencher o formulário de inscrição, Depois, o grupo dará retorno por e-mail para uma conversa de apresentação.

Mais informações diretamente com o grupo de extensão Programação para Humanidades: p4husp@gmail.com, https://p4husp.github.io/ ou https://www.facebook.com/p4hUSP/.
 

primeira turma
Primeira turma do curso de programação para Ciências Sociais, em maio de 2018 - Foto: Divulgação P4H