Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da FFLCH lança Podcast

Podcast explica funcionamento e tira dúvidas sobre o programa de pós-graduação da área do japonês para futuros ingressantes e interessados

Por
Pedro Seno e Astral Souto
Data de Publicação
Editoria

Professora do Departamento de Letras Orientais Lica Hashimoto. (Foto: Reprodução Youtube FFLCH)

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lançou recentemente o Podcast do PPG Japonês, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa com intuito de apresentar, divulgar e sanar dúvidas acerca do programa pertencente ao Departamento de Letras Orientais (DLO), na área do Japonês. 

O objetivo é futuros ingressantes poderem assistir professores e atuais alunos falando sobre a experiência e formação nesta área. Está no ar o primeiro episódio do Podcast do PPG Japonês, “Bastidores de um mestrado: os desafios da pós-graduação em estudos japoneses”, dividido em duas partes:

Na primeira, a Mesa 1 começa introduzindo aos espectadores o que consiste o mestrado em estudos japoneses e quais os motivos para cursar a pós-graduação. Em uma conversa descontraída, os alunos Nathália Liberato Varussa, Pablo Sandino Ferreira Botelho e Yoo Na Kim, que também apresenta o podcast, contam um pouco de suas pesquisas e como estão sendo suas jornadas.

Na segunda parte, a Mesa 2 apresenta dúvidas mais frequentes dos profissionais formandos da graduação que agora buscam caminho no meio acadêmico para a pós-graduação. Os convidados foram os alunos Beatriz de Castro Barrosa, Isabela Mayumi Kashima e Jeferson Cristo de Santana.

Ao longo do ano, sairão novos episódios do podcast, com coordenação das professoras Lica Hashimoto e Junko Ota; gravação de Cicero Jose Ribeiro da Silva; edição de Renan Braz, funcionários da FFLCH e produção de Isabela Mayumi Kashima, aluna e estagiária do DLO. As gravações têm apoio da FFLCH e estarão disponíveis no canal do YouTube da Faculdade.