Novo podcast discutirá literatura e cultura material dos povos da Antiguidade Mediterrânica

Inaugurado pelo NELEMAC, o podcast Narrativas do Mármore trará, mensalmente, especialistas para explorar elementos da cultura grega e latina, como estatuária, materialidade e literatura

Por
Lívia Lemos
Data de Publicação
Editoria

.
Imagem [Montagem: Lívia Lemos/Comunicação Social da FFLCH]

No dia 15 de fevereiro, o Núcleo de Estudos em Literatura, Estatuária e Materialidade Clássicas (NELEMAC) da USP lançou o podcast Narrativas do Mármore, programa que explorará elementos da cultura grega e latina, como a estatuária e a materialidade.

Criado em janeiro deste ano, o NELEMAC-USP propõe realizar, mensalmente, um encontro com pesquisadores, alunos e pós-graduandos para ler e discutir textos teóricos e literários sobre a Antiguidade Clássica. Para além da leitura de textos clássicos, o grupo tem como principal foco estudar as estátuas, sobretudo as obras de artes plásticas produzidas em 3D, como bustos, estátuas de vulto redondo, relevos, hermas, inscrições e etc. 

“O nosso núcleo é o primeiro no Brasil a dar protagonismo às estátuas clássicas em nível acadêmico. Nosso objetivo é retornar à sociedade os resultados das pesquisas que estudem estatuária e materialidade nas diversas instituições públicas de ensino superior no Brasil”, destaca Michael Sanches, um dos idealizadores do Núcleo.

Para ampliar a divulgação dos conteúdos discutidos nesses encontros a um público geral, o núcleo inaugurou o podcast Narrativas do Mármore, que trará, em cada episódio, especialistas na área de estudos sobre estatuária, imagens verbais e não-verbais bem como sobre as diversas expressões da materialidade grega e latina. No primeiro episódio, os convidados foram os professores Paulo Martins e Eduardo H. Aubert, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH.

O Narrativas do Mármore é livre e pode ser acompanhado no canal oficial do Youtube da FFLCH, assim como nas plataformas de áudio, como Deezer, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Apple Podcasts. Para participar do grupo de leituras, é preciso preencher o formulário disponível neste link: forms.gle/msq79jQHCcavt9Xf8

Contatos: nelemac.usp@gmail.com
Instagram: @nelemac.usp
Formulário para grupo de leitura: forms.gle/msq79jQHCcavt9Xf8