FFLCH dá as boas-vindas aos novos estudantes intercambistas de 2024

Novos alunos, que passarão os próximos meses estudando em um dos cinco cursos da Faculdade, conheceram sobre os serviços e espaços da USP

Por
Lívia Lemos
Data de Publicação
Editoria

.
Os novos estudantes vieram de diversos países, como Colômbia, Estados Unidos, Portugal, França, Espanha, Japão e China [Foto: Gabriela Ferrari/Comunicação Social]

Nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP deu as boas-vindas aos estudantes intercambistas que vieram de diversos países, como Colômbia, França, Portugal, Estados Unidos, China e Japão, para passar os próximos meses estudando em um dos cinco cursos oferecidos pela instituição. A recepção, que aconteceu no auditório Nicolau Sevcenko, no prédio de História, foi organizada pela Comissão de Cooperação Internacional (CCInt), responsável por prestar o apoio institucional para alunos estrangeiros em período de intercâmbio na Faculdade.

O presidente da Comissão, o professor Marcos Martinho, parabenizou os estudantes por essa nova jornada que se inicia e apresentou a Universidade de São Paulo. Ao todo, a USP tem 56 unidades, sendo a FFLCH a maior, com mais de 9 mil alunos matriculados. São cinco grandes áreas de estudo: História, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais (que contempla Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas) e Letras: “Só a Letras tem 15 cursos de línguas e literatura”, pontuou o docente.

 

.
Foto: Gabriela Ferrari/Comunicação Social

O professor também destacou a importância do intercâmbio como troca cultural: “O intercâmbio é uma experiência muito rica. A princípio, é uma troca acadêmica, tanto para quem chega quanto para quem recebe. Mas também é cultural. Por isso é enriquecedora.”

A chefe-técnica da Comissão, Vivian de Castro, esclareceu algumas questões burocráticas sobre os serviços e espaços da USP. Ela convidou a todos a conhecerem o CEPEUSP, Centro de Práticas Esportivas; o CINUSP, Cinema da USP; o TUSP, Teatro da USP, a bibilioteca Florestan Fernandes, a maior da USP, com um acervo de mais de 390 mil livros; os restaurantes universitários (mais conhecidos como bandejões) e o HU, o Hospital Universitário. Por fim, salientou a importância dos estudantes se envolverem e aproveitarem esses espaços.

 

.
À esquerda, Adriana Cybele, diretora da Biblioteca Florestan Fernandes; no centro, Vivian de Castro, chefe técnica da CCInt; à direita, Marcos Martinho, presidente da CCInt [Foto: Gabriela Ferrari/Comunicação Social]

A estudante brasileira Lola Aguiar, que estuda Arqueologia nos Estados Unidos e veio para o Brasil se aprofundar na arqueologia brasileira, compartilhou sua expectativa para esse semestre na Universidade: “Estou muito animada para estudar a arqueologia brasileira, que é diferente da americana, e fazer pesquisas na área”.

Após a recepção, os estudantes realizaram um tour para conhecer os cinco prédios da Faculdade. O tour foi organizado pelo Grupo de Internacionalização da FFLCH, o Ingloba, que tem como missão contribuir com a recepção e integração contínua desses estudantes no âmbito universitário e também na cidade de São Paulo.