FFLCH realiza evento com artista e design da série de jogos "Monster Hunter"

Estão abertas inscrições para o VII Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses, que receberá a apresentação da artista japonesa Ryô Sumiyoshi e o professor e antropólogo cultural Daisaku Tsuru

Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria

Entre os dias 12 e 15 de março acontece o VII Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses, que visa promover um espaço nacional de interlocução de pesquisas relacionadas a estudos japoneses. O encontro é um momento de diálogo envolvendo trabalhos muito plurais que compõem o cenário acadêmico dos Estudos Japoneses no Brasil.

Atualmente em sua sétima edição, o evento é realizado a cada dois anos desde 2011, e é protagonizado pelos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (PPGLLCJ) e realizado na Casa de Cultura Japonesa da FFLCH.

Nesta edição o evento receberá a artista de mangá Ryô Sumiyoshi e Daisaku Tsuru, docente da Universidade de Kyoto Seika, antropólogo cultural e também artista de mangá.

Ryô Sumiyoshi nasceu em 1988, participou do design de personagens da série de jogos "Monster Hunter" na gigante de jogos CAPCOM. Freelancer desde 2015, suas obras mais representativas incluem "Jinba" (todos os seis volumes, East Press), "Torso no Bokura" (volumes 1 e 2, Kurofuneko Mix), bem como "Senshi of the Iron World" (6 volumes), serializado na "Monthly Shonen Magazine" da Kodansha. Ryô foi responsável pelos cenários dos animais da versão animada do anime Golden Kamuy. Tem experiência como professora na Universidade de Kyoto Seika e em Taiwan. A artista é autora de "Beastman/ Anthropomorphism: Tips for Designing Nonhumans" (2021, Genkosha).

O professor Daisaku Tsuru nasceu na província de Okayama, em 1968. Doutor em Ciências (2001) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Universidade de Kyoto, desenvolveu pesquisas sobre os rituais tradicionais e a religião dos caçadores-coletores em Camarões como antropólogo cultural e ecológico. Ministrou aulas como professor assistente na Faculdade de Humanidades da Universidade de Toyama. Em 2001, foi agraciado com a menção honrosa no Prêmio Afternoon Four Seasons, patrocinado pela Kodansha. Em 2006, "Nachun" iniciou a serialização na revista "Monthly Afternoon" (Kodansha). O professor desenvolve projetos relacionados à representação visual de tipos em equilíbrio entre narrativa e iconografia e desenvolve criações que utilizam os estudos antropológicos em interface com o mangá. Outros trabalhos representativos incluem "Mushinuyun" e "Ryûjo Senki" (Batalha da mulher dragão). O livro "Pesquisas sobre a diversão: o que explica o boom do entretenimento do ponto de vista global?" (Kadokawa Shoten, 2015), de autoria do professor Tsuru, apresenta análises de mangás, animes, filmes etc. de uma perspectiva singular de um artista de mangá e pesquisador de antropologia cultural.

Sumiyoshi e o professor Tsuru farão duas apresentações. A primeira, no dia 12 de março, das 19h30 às 21 horas, na Casa de Cultura Japonesa, será um workshop com demonstrações do processo criativo e conceitual que Sumiyoshi desenvolveu ao longo de sua carreira.

A segunda atividade, uma mesa-redonda, dia 13 de março, das 9 às 11 horas, será uma espécie de conversa descontraída a respeito do que foi demonstrado na noite anterior. O professor Tsuru comentará os projetos relacionados à representação visual de tipos em equilíbrio entre narrativa e iconografia e falará das criações que utilizam os estudos antropológicos em interface com o mangá. O professor também comentará a respeito das novas áreas de atuação para quem trabalha com mangá, anime, jogos eletrônicos, cinema, etc.

Os debatedores terão a função de deixar a conversa descontraída e fazer perguntas sob o olhar de um pesquisador brasileiro, assim como ler as perguntas do público e manter a conversa sem sair do foco da Mesa.

As inscrições estão abertas para submissão de trabalhos até 25 de fevereiro via formulário no site do evento.

A partir de 26 de fevereiro iniciam-se as inscrições para acompanhar o evento, aberta a todos os interessados. A participação é gratuita, com emissão de certificado ao final das atividades. O local é a Casa de Cultura Japonesa, na Av. Prof. Lineu Prestes, 159 - Cidade Universitária - São Paulo.

Mais informações em https://sites.google.com/usp.br/vii-epgej e no site da FFLCH https://fflch.usp.br/168610

Com informações de VII Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses