Inscrições para a Semana de Geografia da USP estão abertas até 28 de abril

Neste ano, a Semana discutirá aspectos sociais, econômicos e políticos das mudanças climáticas pela ótica da Geografia

Por
Gabriela Ferrari Toquetti
Data de Publicação
Editoria

Em 2024, a vigésima primeira edição da Semana de Geografia da USP será realizada entre os dias 21 e 25 de outubro no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O tema deste ano, “Justiça climática não basta: vamos repensar nosso mundo”, discutirá aspectos sociais, econômicos e políticos das mudanças climáticas pela ótica da Geografia. As inscrições para o evento se encerram no dia 28 de abril.

Idealizada por estudantes em 2003, a Semana de Geografia é um projeto de extensão universitária que busca fazer uma aproximação entre a USP e as escolas públicas, colocando em pauta o ensino e a formação de professores. O intuito é apoiar o desenvolvimento de projetos alternativos de ensino de geografia nas escolas públicas do Estado de São Paulo e, posteriormente, trazer os estudantes para conhecer o campus e visitar institutos, museus, laboratórios e o bandejão.

Reconhecida como o projeto de extensão mais antigo da FFLCH, a Semana de Geografia já contou com a participação de mais de 200 escolas e 10.000 alunos ao longo de seus 20 anos de existência. Em 2024, o evento propõe uma novidade: a elaboração e publicação de um livro, que será uma coletânea de artigos escritos com base nas atividades desenvolvidas nas escolas.

Inscrições

Os professores das escolas públicas que desejam participar devem inscrever suas propostas de projeto neste link. Após a seleção, os projetos contemplados passarão a ser desenvolvidos nas escolas pelos professores e alunos, com colaboração de um monitor voluntário ou bolsista da Semana de Geografia. Em outubro, os estudantes deverão apresentar os resultados dos projetos em debates que serão realizados ao longo da Semana no Auditório Milton Santos, na USP. A consolidação dos resultados das inscrições estará disponível a partir do dia 13 de maio.