Acordo firmado entre a FFLCH e a UEA vai facilitar intercâmbios nacionais

Acordo de intercâmbio vai expandir o conhecimento de ambas as universidades

Por
Astral Souto
Data de Publicação
Editoria

.
Paulo Martins (diretor da FFLCH) e Fábio Carmo Plácido Santos (pró-reitor de graduação da UEA) - Foto por: Gabriela Ferrari Toquetti

Dia 11 de abril, quinta-feira, foi assinado um acordo de intercâmbio entre a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O convênio estabelece cooperação acadêmica nas áreas de Geografia e Letras e promoverá o intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e funcionários técnico-administrativos das respectivas instituições.

Na reunião de oficialização estavam presentes o diretor da FFLCH, Paulo Martins, o pró-reitor de graduação da UEA, Fábio Carmo Plácido Santos, o professor, Carlos Renato Rosário de Jesus, o presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da FFLCH, Marcos Martinho dos Santos, o presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação, Júlio César Suzuki e a chefe de serviço da CCInt, Vivian Pamella Viviani de Castro. 

.
Foto por: Gabriela Ferrari Toquetti

Em entrevista ao Serviço de Comunicação Social (SCS) da FFLCH, Fábio Carmo falou sobre a importância da parceria e sua abrangência para a área de atuação da UEA: “Esse tipo de cooperação é muito importante para a Universidade Estadual Amazonas, pois vai dar capilaridade e mais robustez a todo o nosso legado e tradição”.

Fábio ainda falou que os intercâmbios vão acontecer tanto nas esferas docentes e discentes, quanto técnicas. E criará um laço muito forte entre as universidades, expandindo assim o conhecimento. 
 

.
Marcos Martinho dos Santos (presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da FFLCH), Vivian Pamella Viviani de Castro (chefe de serviço da CCInt) e Júlio César Suzuki (presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação) - Foto por: Gabriela Ferrari Toquetti

O diretor Paulo Martins também comentou: “Do ponto de vista prático, o acordo é a garantia de acolhimento de alunos que vão vir da Universidade Estadual do Amazônia para cursar um período nos nossos cursos. Isso com o intuito de eles terem novas experiências em suas grades curriculares”.

O diretor da FFLCH falou sobre a facilidade de trocas profissionais entre as universidades: “Os intercâmbios são outra possibilidade da USP contratar professores amazonenses e da UEA ter professores da nossa universidade”. 

Por fim, Carlos Renato Rosário nos reforçou como os intercâmbios também podem favorecer o setor de pós-graduação e pesquisa: “Vai facilitar o acesso de pesquisadores e mestrandos da UEA ao acervo da USP e o trânsito de pesquisadores da USP para o adentramento na Floresta Amazônica”.
 

.
Paulo Martins (diretor da FFLCH), Fábio Carmo Plácido Santos (pró-reitor de graduação da UEA) e o professor Carlos Renato Rosário de Jesus - Foto por: Gabriela Ferrari Toquetti