Carta aberta dos funcionários da Geografia

Por
Redação
Data de Publicação

CARTA ABERTA DOS FUNCIONÁRIOS DA GEOGRAFIA

Nós, funcionários do Departamento de Geografia, reunidos em assembleia, denunciamos as condições de insegurança às quais estamos submetidos, em função das cada vez mais frequentes invasões de influencers e parlamentares de extrema-direita nas dependências da FFLCH, especialmente no prédio de Geografia e História.

Estamos sendo interrompidos em nossas rotinas pelos provocadores, vivenciando episódios de agressão verbal e física durante o exercício de nossas funções, tendo nossas imagens pessoais expostas ilegalmente em canais de grande circulação na internet, e, na última sexta-feira, tivemos que proteger nossos laboratórios e nos trancar em nossas salas tamanho o grau de violência a que chegaram os invasores.

Já é a oitava vez que esses intrusos vêm à Faculdade em busca de espetacularização dos confrontos provocados por eles, tornando nosso ambiente de trabalho cada vez mais insalubre. Eles ganham milhares de “likes” e engajamento em detrimento da saúde e da segurança dos que aqui trabalham todos os dias, inclusive agravando quadros de adoecimento mental de muitos de nós.

Nesses grupos há inclusive a presença de capangas armados, elevando ao máximo a tensão nesse período. O que mais precisará acontecer para que as autoridades da USP reajam e garantam nossas condições de trabalho?

Funcionários da Geografia reunidos em assembleia, 08/09/2025