À Comunidade FFLCH,
A Direção da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas compartilha, para a comunidade, a nota conjunta da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência sobre “Soberania, Direito Internacional e Paz na América Latina”, publicada no dia 5 de janeiro, a cujos termos adere plenamente.
Rejeitar a gravíssima violação contra o direito internacional e contra a soberania dos Estados, realizada pelo governo estadunidense no dia 3 de janeiro de 2025 ao atacar a Venezuela, independe da avaliação que se tenha sobre o regime desse país. As posteriores declarações de Trump sobre o petróleo e sobre a Groenlândia, bem como suas ameaças contra países democráticos como a Colômbia e o México, deixam claro um projeto de apropriação de recursos e dominação hemisférica baseado na força, que representa um perigo para o mundo todo e muito especialmente para o Brasil e para a América Latina.
A Direção manterá contato, nos próximos dias, com diversos setores do campo acadêmico para ajudar a promover espaços de debate qualificado, como os que esta nova situação demanda, e convoca a comunidade a desenvolver e participar de iniciativas nesse sentido. A produção de conhecimento, a crítica fundamentada e a interação com a sociedade civil são missões irrenunciáveis diante desta crise.