Ensino de português para estrangeiros será tema de minicurso na FFLCH

Docente da Universidade de Lille, da França, ministra minicurso e apresenta proposta para mestrado de dupla titulação entre USP e a instituição francesa
Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria

 

Entre 21 de novembro e 6 de novembro, a FFLCH receberá a professora Liliane Santos, da Universidade de Lille, da França, como professora visitante pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH e com apoio do programa CAPES-Print. 

A Universidade de Lille, fundada no século 16 e figurando entre as maiores e mais bem avaliadas instituições francesas, conta com cerca de 67 mil estudantes, com 3,3 mil professores e pesquisadores, além de atrair 8 mil estudantes estrangeiros anualmente.

A visita inclui o curso gratuito Metodologia(s) do Ensino de Português para Estrangeiros: Questões Teóricas e Práticas, além de três palestras e encontros com professores e alunos. 

A professora também apresentará uma proposta para um mestrado de dupla titulação em "Português como Língua Estrangeira" em nome da Universidade de Lille, além de reunião com a AUCANI e CCINT para discutir o convênio de cooperação internacional.

FFLCH na França

Como parte da parceria, a professora Maria Célia Lima-Hernandes, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH, atuará como professora visitante na Universidade de Lille, no quadro do seu programa Conférenciers invités, entre 14 e 29 de novembro. 

A professora ministrará um minicurso na pós-graduação sobre Linguística cognitiva da Língua Portuguesa e outro para a graduação sobre história interna da Língua Portuguesa. Também realizará palestras à comunidade universitária sobre sua pesquisa sobre a cultura de língua portuguesa na China, encontro com estudantes e professores, além de reunião com o escritório de internacionalização da universidade francesa para discutir o mestrado de dupla titulação e acordos de cooperação em projetos.