FFLCH ainda oferece vagas em cursos de extensão neste ano de 2019

Os dois cursos são totalmente gratuitos e podem ser feitos não só por alunos de graduação e de pós-graduação da USP, mas também pelos interessados em geral
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria



*Matéria atualizada em 08/11/2019, às 16h


Quando chega o mês de novembro, junto com ele também vem a lembrança de que o semestre acadêmico e que o ano estão acabando – sensação aguçada pelas decorações de Natal já montadas em vários lugares neste período. Mas, apesar de faltar pouco menos de 50 dias para o próximo ano, ainda dá tempo de fazer em 2019 algum curso de extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Os dois cursos oferecidos no momento são totalmente gratuitos e podem ser feitos não só por alunos de graduação e de pós-graduação da USP, mas também pelos interessados em geral. Confira, a seguir, mais informações:

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a obra do escritor italiano Dante Alighieri (1265 -1321) poderá participar do curso Dante Alighieri e o ideal de língua ilustre para usos poéticos: uma apresentação do De Vulgari Eloquentia.

As atividades serão realizadas de 25 de novembro a 4 de dezembro, em quatro aulas, às segundas e quartas-feiras, das 13h às 14h30, com carga horária de 12 horas. 

O objetivo é divulgar o conhecimento do De Vulgari Eloquentia – ensaio de Alighieri; promover a leitura do tratado, em italiano e em português; debater as implicações culturais entre o ideal e os possíveis usos do volgare illustre na Itália; além de relembrar a obra de Dante, na aproximação das comemorações dos 700 anos de sua morte – que acontecerá em 2021.

São oferecidas 30 vagas para este curso. As matrículas estão abertas até o dia 21 de novembro, ou enquanto houver vagas, apenas via on-line, pelo Sistema Apolo da USP. 

A coordenação é da professora do Departamento de Letras Modernas Maria Cecilia Casini, da área de literatura italiana e que dirige o grupo de pesquisa A tradição literária italiana, e será ministrado pelo mestrando Paulo Sidnei de Lima, que é seu orientando.

O aluno de pós-graduação está desenvolvendo, desde 2018, uma pesquisa com o título A recepção do De Vulgari Eloquentia de Dante Alighieri no Brasil justamente o tema abordado no curso. 

Com este projeto de pesquisa, Lima visa recuperar a história deste tratado no País, verificar quem foram seus curadores, como o texto foi publicado, as traduções que recebeu, a forma como foi utilizado no cenário literário e cultural brasileiro, bem como a chave de leitura que prevaleceu em relação ao texto do poeta italiano. Além disso, a oferta ao público de um curso com esta temática é uma forma de divulgar e popularizar o conhecimento científico obtido na Faculdade.

Manuscrito

O segundo curso que está sendo oferecido neste período é Do manuscrito ao impresso: tinta, papel e tipos móveis. As aulas vão acontecer de 27 a 29 de novembro, de quarta a sexta-feira, das 14h30 às 17h30, com carga horária de 9 horas. 

São oferecidas 65 vagas. As matrículas estão abertas até o dia 24 de novembro, ou enquanto houver vagas, apenas via on-line, pelo Sistema Apolo da USP. 

Este curso tem o objetivo de apresentar uma aproximação histórica e conceitual com elementos importantes da produção de documentos, manuscritos e impressos: a tinta, o papel e os tipos móveis. Nesta abordagem, não somente o conteúdo dos manuscritos será analisado, mas também a composição química com que são feitos os documentos, manuscritos e impressos. 

A coordenação é do professor Phablo Roberto Marchis Fachin, da área de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Fachin também será responsável por ministrar as aulas com mais cinco pesquisadores, sendo que alguns deles são de outras áreas, pois os temas serão tratados de uma forma interdisciplinar.

Pode-se destacar a participação da professora do Laboratório de Espectroscopia Molecular do Instituto de Química da USP Dalva Lúcia Araújo de Faria e Isabela Ferreira Sodré dos Santos, que a primeira orientou no doutorado. Atualmente, Isabela é integrante do projeto de análises científicas de pinturas pertencentes ao acervo do Museu Paulista da USP, no qual investiga processos de degradação e caracterizando os materiais empregados na confecção das obras. Haverá também a participação da docente Priscila Lena Farias, do Laboratório de Pesquisa em Design Visual da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

As aulas dos dois cursos serão realizadas no edifício Prof. Antonio Candido (Letras), localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403  – Cidade Universitária, São Paulo, em salas ainda a definir e que serão informadas aos matriculados posteriormente.

Mais informações sobre os dois cursos com o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH pelo telefone: (11) 3091-4645 ou por e-mail: agenda@usp.br.


*Após a publicação desta matéria, verificou-se junto ao Serviço de Cultura e Extensão Universitária que as vagas do segundo curso Do manuscrito ao impresso: tinta, papel e tipos móveis tinham se esgotado. Porém, os interessados podem entrar em contato por e-mail e pedir para entrar na lista de espera, pois caso tenha desistência, podem ser chamados posteriormente.