Clube do livro discute obras literárias que tratam de doenças e suas experiências

Em encontros quinzenais, convidados e público em geral compartilham experiências de leitura como modo de configurar, existencialmente, a experiência do adoecer

Por
Redação
Data de Publicação
Editoria

 

O Grupo de Estudos em Literatura, Narrativa e Medicina da Universidade de São Paulo (GENAM), coordenado pelos professores Fabiana Buitor Carelli (FFLCH) e Carlos Eduardo Pompilio (HC-FMUSP), está lançando iniciativas de produção de conteúdo original e divulgação nas redes sociais.

Além da página de Facebook, o grupo está no YouTube e nas plataformas Anchor, RadioPublic e Spotify. Em seu Book Club, que acontece quinzenalmente às terças-feiras, às 18 horas, o grupo se reúne com convidados e o público em geral para compartilhar experiências de leitura.

"Durante a pandemia da COVID-19, temos nos dedicado a obras literárias que tratam de doenças, especialmente infectocontagiosas, buscando vivenciar a forma literária como modo de configurar, existencialmente, a experiência do adoecer", explica a professora Fabiana.

Todos os episódios do Book Club estão disponíveis no YouTube. Já foram tema das conversas autores como Boccaccio, Gabriel García Marquez, Philip Roth, José Saramago, entre outros. Inscrições para o Book Club e materiais para os encontros podem ser realizadas pelo e-mail genam@usp.br.

Na última semana, o grupo também lançou o podcast Ciência Poética, disponível nas plataformas Anchor, Spotify, entre outras. "No podcast, conversamos sobre esse vasto campo de estudos que envolve a Literatura e a Saúde, sobre as possíveis relações entre a narrativa e a vida, sobre o poético na ciência e nas outras formas da cultura. Também quinzenalmente, um novo episódio", esclarece a professora.

O próximo encontro do Book Club, no dia 28 de julho, às 18 horas, será sobre os contos "Sarapalha" e "Sorôco, sua mãe, sua filha", de João Guimarães Rosa, o primeiro sobre um vilarejo acometido pela malária; o segundo trata do delicado assunto da doença mental.

"Teremos, nesse encontro, os doutores Cícero Nardini Querido e José Otto Reusing Júnior, médicos do Hospital Universitário e do Hospital das Clínicas da USP, comentando 'Sarapalha', e a professora Ariadne Catarine dos Santos, egressa da FFLCH, apresentando o conto 'Sorôco, sua mãe, sua filha'. Contaremos também com a valiosa presença do professor Júlio César Machado de Paula, da área de Literaturas Africanas da Universidade Federal Fluminense, em participação musical, ao violão".

Acesse pelos canais e plataformas abaixo:

Facebook | YoutubeSpotify | Anchor | RadioPublic | Pocket Casts | Breaker