Inscrições abertas para pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades

São oferecidas até 54 vagas, sendo 80% para política de ações afirmativas - candidatos autodeclarados negros, pessoas com deficiência, pessoas trans, pessoas em situação de refúgio, apátridas e portadoras de visto humanitário; e autodeclarados indígenas

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 

Diversitas - Processo Seletivo 2022


Estão abertas, até o dia 21 de fevereiro, as inscrições do processo seletivo para o mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (PPGHDL). O ingresso é para este primeiro semestre, pois as matrículas serão realizadas ainda no mês de maio. 

Foram abertos dois editais para este processo seletivo. O Edital 001/2022 é para ampla concorrência e também para candidatos autodeclarados negros, pessoas com deficiência, pessoas trans e pessoas em situação de refúgio, apátridas e portadoras de visto humanitário que desejarem optar por participar da política de ações afirmativas. E o Edital 002/2022 é exclusivo para candidatos autodeclarados indígenas.

São oferecidas até 54 vagas (pois não é obrigatório o preenchimento total deste número), distribuídas entre os cursos de mestrado e doutorado, sendo reservadas 43 vagas para política de ações afirmativas, o que corresponde a quase 80% das vagas. Caso as vagas para as políticas de ações afirmativas não sejam preenchidas na sua totalidade, poderão ser transferidas para ampla concorrência, ou vice-versa.

Este processo seletivo tem três etapas: prova de proficiência em língua estrangeira, prova escrita dissertativa e avaliação de projeto e currículo, somente para os aprovados nas etapas anteriores.

As informações específicas como pré-requisitos, bibliografia, docentes do programa, data das provas, como gerar o boleto de pagamento da taxa de inscrição – no valor de R$ 80,00 –, podem ser conferidas clicando nos editais – Edital 001/2022 e Edital 002/2022. As regras da pós-graduação na universidade podem ser consultadas no Regimento da Pós-Graduação da USP e no Regimento da Comissão de Pós-Graduação da FFLCH.

Programa 

O Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades é gerido pelo Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas), vinculado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), funcionando como órgão de apoio à pesquisa, à difusão de conhecimentos e a prestação de serviços à comunidade. 

O Programa está dividido em quatro linhas de pesquisa. 
Linha 1 – Corporalidades, Alteridades, Territórios e Modos de Existência
Linha 2 – Estudos Literários, Historiográficos, Linguísticos, de Narrativas, Cultura e Educação
Linha 3 – Mídias Criativas, Movimentos Sociais e Direitos Emergentes 
Linha 4 – Poderes, Políticas e Resistências
A descrição de cada uma das linhas de pesquisa pode ser conferida neste link.

O Diversitas é formado por diferentes especialidades nos campos das humanidades em geral, é um centro de referência acadêmica nos estudos da intolerância, da diversidade cultural e dos direitos humanos.

Pensando na interdisciplinaridade, seus pesquisadores dedicam-se a temas como o direito à vida, às liberdades, ao construto cultural em suas diversidades, à assistência digna, ao bem viver e ao bem morar. A preocupação em estabelecer diálogo contínuo com saberes oriundos do vivido da população que habita diferentes regiões do país é uma constante em sua produção. 

Mais informações pelo e-mail: diversitas@usp.br