Ciclo de debates do Sesc faz homenagem póstuma à docente de Sociologia

As discussões do curso on-line A Inovação na política, que visa refletir sobre o lugar do novo tanto na política quanto no pensamento acadêmico, será uma forma de lembrar da professora Maria Célia Pinheiro Machado Paoli

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 

Dos dias 26 a 29 de outubro, das 19h às 21h, será realizado o Ciclo de debates: A Inovação na Política, pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. O curso será totalmente on-line e , através das discussões abordadas, será uma forma de homenagear a professora Maria Célia Pinheiro Machado Paoli, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, falecida em abril de 2019.

No evento, temas do cenário político atual - como crise do modelo da democracia institucional, experimentos políticos e análise acadêmica, a política no Brasil do século XXI e a inovação na política - serão analisados de forma minuciosa, separando o que é passageiro daquilo que de fato irá marcar nossa história. Pois, a compreensão destas abordagens é fundamental para entender tanto o cenário onde estão inseridos quanto o sentido das mudanças que estão propondo e seus possíveis impactos na sociabilidade política de nosso país, como está descrito no programa do ciclo de debates. 
 

​​​​​​​""A inovação na política” é um ciclo de debates que visa estabelecer uma conexão entre estas novas formas de ação política, o cenário político atual e o pensamento crítico, gestado na academia. Buscamos criar um espaço para refletirmos sobre o lugar do novo tanto na política quanto no pensamento acadêmico. Com isto queremos também homenagear uma importante pensadora da academia brasileira, Maria Célia Pinheiro Machado Paoli, professora doutora do departamento de Sociologia da USP, fundadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) da USP, autora e coautora de livros como “O sentido da democracia”. Seus trabalhos acompanharam o surgimento dos novos movimentos sociais no Brasil entre 1970 a 1990 e sua obra influenciou dezenas de militantes e acadêmicos brasileiros com uma visão extremamente inovadora tanto do agir político quanto do pensamento crítico”.


As discussões terão a participação de pesquisadores de diversas áreas e instituições, entre eles docentes da FFLCH, como a professora sênior do Departamento de Sociologia Vera Telles, e outros estudantes da pós-graduação da Faculdade.
 

“Brilhante em sala de aula. Maria Célia Paoli se dedicava a formação dos alunos em todos os espaços: no Cenedic, nos corredores, nos cafés, enfim, na vida. Teve como centro de sua obra a preocupação com ampliação e com a inovação da democracia para além da representação, com atenção particular para as classes populares brasileiras. Maria Célia, realizou seu doutorado na Universidade de Londres, sob a orientação de [Eric] Hobsbawm (1917-2012). A versão brasileira da obra do historiador inglês passou pela a revisão da professora, a quem ele confiava a obra. Foi nossa amiga e uma das principais referências de minha geração e talvez de uma ideia de Universidade”, declarou Fabio Maleronka Ferron, doutorando do programa de pós-graduação da FFLCH, um dos palestrantes do evento.
​​​​​​​

cartaz de evento da FFLCH em homenagem à professora Maria Célia
No ano passado, o Departamento de Sociologia da FFLCH também fez um evento em homenagem à Maria Célia - Foto: Divulgação  


​​​​​​​Mais informações sobre a programação do curso, forma de inscrição e investimento devem ser verificadas diretamente na página do Sesc São Paulo sobre o Ciclo de debates: A Inovação na Política.