Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats promove concurso sobre os 100 anos da obra Ulysses

Para celebrar o centenário de publicação da obra de James Joyce, serão selecionados estudantes para criar um mural físico para o capítulo 7 da obra, Éolo, no campus da Cidade Universitária, e também um mural eletrônico 

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

cartaz Ulysses@100 pelos olhos brasileiros


A Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a Escola de Comunicações e Artes (ECA) estão promovendo na USP o concurso Ulysses@100 pelos olhos brasileiros, realizado em comemoração aos 100 anos da publicação do livro Ulysses, de James Joyce.

A ideia é voltada aos alunos de graduação e pós-graduação para explorar como a juventude brasileira interpreta o livro Ulysses depois de 100 anos. O concurso tem a finalidade de criar um mural para o capítulo 7 da obra, Éolo, no campus da Cidade Universitária. E, além do mural físico, também foi aberto um concurso para a realização de um mural eletrônico. 

A iniciativa foi lançada pela Embaixada da Irlanda no Brasil e pelo Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo, em parceira com 18 universidades no Brasil, e conta com o apoio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) da Universidade. Serão selecionados estudantes para produzirem 18 murais, um para cada capítulo do livro, em cada universidade participante. 

O prazo de inscrição para participar do concurso é até 30 de abril.

Confira aqui o edital completo sobre o mural físico e o formulário de inscrição.

Confira aqui o edital completo sobre o mural eletrônico e o formulário de inscrição.
 

concurso Ulysses @100 pelos olhos brasileiros



Na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, às 12h, será realizada uma palestra para orientar os candidatos sobre o concurso e a realização do mural físico, que será ministrada pelo professor da ECA Luiz Claudio Mubarac.

A palestra será transmitida ao vivo pelo canal da Cátedra no YouTube. Para participar pela sala do zoom e assim conversar diretamente com o professor que orientará sobre o concurso, os interessados devem se inscrever pelo e-mail: catedrawbyeats@gmail.com

No dia 27 de janeiro, a professora Munira Hamud Mutran, do Departamento de Letras Modernas da FFLCH, apresentou a palestra Introdução: Ulysses, de James Joyce. O conteúdo pode ser conferido pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Fb-VeB-95QQ.
 

palestra

 

Mais informações sobre o concurso Ulysses@100 pelos olhos brasileiros pelo site da Cátedra W. B. Yeats de Estudos Irlandeses ou por e-mail: catedrawbyeats@gmail.com